Saiba sobre Geologia de Torres

Geologia e Meio Ambiente, com a geóloga Maria Elisabeth da Rocha

Torres é um município que possui seu diferencial paisagístico devido aos afloramentos de rochas basálticas sobrepostas às rochas areníticas, aliadas ao clima típico da zona costeira. Torna-se, portanto, muito importante a conservação dessa paisagem para que possamos manter a identidade do nosso município. Importante lembrar que “as rochas (Geo) são o palco onde se desenvolve toda a nossa vida (Bio), onde crescem todos os animais, inclusive nós humanos, e os vegetais”; a GEO, a BIO e o clima constituem o meio onde vivemos: Meio Ambiente.

Os Arenitos da Formação Botucatu se formaram a partir de um gigantesco deserto que cobria uma área de 1,6 milhões de Km2 e que abrangia o que hoje conhecemos como Sul do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Essas condições desérticas tiveram início no Jurássico Superior (a partir de 160 milhões de anos), culminando com a abertura e separação dos continentes Americano/ Africano (a partir de 120 milhões de anos), com o maior evento vulcânico fissural já ocorrido, e que deu origem às torres do município (Torre Sul, Torre do Meio, Torre Norte e Ilha dos Lobos). Essas feições geomorfológicas (paisagem) contam a história geológica da separação dos continentes Americano e Africano.

Essa história geológica é de importância internacional, alavancando nossa relevância como Geoparque e para sermos um Geopark da UNESCO.
Quanto aos usos dessas rochas temos:
• Basaltos, rochas vulcânicas, são usadas principalmente nas pavimentações das ruas, tanto na forma de pedra irregular, quanto na forma de brita.
• Arenitos, rochas sedimentares, são utilizadas principalmente como “pedra de fundação”, calçadas, dentre outros.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo