Saiba sobre Geologia de Torres

Geologia e Meio Ambiente, com a geóloga Maria Elisabeth da Rocha

Torres é um município que possui seu diferencial paisagístico devido aos afloramentos de rochas basálticas sobrepostas às rochas areníticas, aliadas ao clima típico da zona costeira. Torna-se, portanto, muito importante a conservação dessa paisagem para que possamos manter a identidade do nosso município. Importante lembrar que “as rochas (Geo) são o palco onde se desenvolve toda a nossa vida (Bio), onde crescem todos os animais, inclusive nós humanos, e os vegetais”; a GEO, a BIO e o clima constituem o meio onde vivemos: Meio Ambiente.

Os Arenitos da Formação Botucatu se formaram a partir de um gigantesco deserto que cobria uma área de 1,6 milhões de Km2 e que abrangia o que hoje conhecemos como Sul do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Essas condições desérticas tiveram início no Jurássico Superior (a partir de 160 milhões de anos), culminando com a abertura e separação dos continentes Americano/ Africano (a partir de 120 milhões de anos), com o maior evento vulcânico fissural já ocorrido, e que deu origem às torres do município (Torre Sul, Torre do Meio, Torre Norte e Ilha dos Lobos). Essas feições geomorfológicas (paisagem) contam a história geológica da separação dos continentes Americano e Africano.

Essa história geológica é de importância internacional, alavancando nossa relevância como Geoparque e para sermos um Geopark da UNESCO.
Quanto aos usos dessas rochas temos:
• Basaltos, rochas vulcânicas, são usadas principalmente nas pavimentações das ruas, tanto na forma de pedra irregular, quanto na forma de brita.
• Arenitos, rochas sedimentares, são utilizadas principalmente como “pedra de fundação”, calçadas, dentre outros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content