Prefeitura utiliza caminhão de hidrojateamento e sucção para evitar alagamentos na cidade

Para evitar alagamentos no inverno, quando as chuvas se intensificam, a Prefeitura de Torres, através das Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está reforçando a limpeza e manutenção de bocas de lobo e canos na cidade, como prevenção. Este ano, para qualificar o trabalho, a Secretaria contratou um caminhão de hidrojateamento e sucção que executará o desentupimento em pontos históricos da cidade que causam transtornos à comunidade. O processo está em uso desde o início desta semana, 21 de junho.

Conforme explica o secretário Mauro Dias, desta maneira, aumenta-se a vazão da água e consequentemente diminui acúmulo em dias de chuva. Os primeiros pontos a receberem a manutenção são alguns trechos da Rua Bento Gonçalves, Avenida Independência, Caxias do Sul, nas proximidades do Condomínio Reserva das Águas e da Sosseg. De uma maneira geral, todos os valos e bueiros da cidade vão receber um fortalecimento na manutenção.

O Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa, acompanhou o trabalho na Rua Bento Gonçalves e relata que o local é um ponto crônico de alagamentos e com a limpeza de galeria pluvial, irá amenizar os transbordos no local.

A limpeza em valos e bocas de lobo são importantes para dar vazão de água, principalmente quando se trata de grande volume. O secretário de Obras realça que quando chove, o entulho lançado nas ruas acaba sendo levado para o interior dos bueiros, acarretando nos entupimentos e consequentemente, no alagamento. Quando as equipes limpam os valos e começam a abrir bueiros, localizados ao longo das vias pavimentadas, a quantidade de resíduos surpreende. A Prefeitura está trabalhando empenhada em minimizar os alagamentos, contando com o apoio da comunidade para não obstruir bocas de lobo e valos.