Emater recebe sementes agroecológicas que serão entregues aos beneficiários do Programa Sementes Banrisul

Um lote de sementes agroecológicas destinadas aos beneficiários do Programa Sementes Banrisul foram entregues na tarde dessa última terça-feira, 22 de junho, à Emater e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Pesca de Torres. Essas sementes serão distribuídas nos próximos dias para 88 famílias beneficiárias do Programa, distribuídas a famílias de agricultores familiares, indígenas da Aldeia Guarani Nhu Porã, no Campo Bonito, e Clube de Mães, da Itapeva Sul.

As sementes foram entregues pela funcionária responsável pelo Setor Rural do Banrisul/Torres, Ângela Bereta, à agrônoma Elisa Braga Saraiva, da Emater, coordenadora técnica do Programa, e ao diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, Denilson Boff Pinto. O Programa Sementes Banrisul é uma atuação social da instituição em parceria com a Prefeitura e a Emater/Torres. Criado em 2008, tem por objetivo orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Visa também auxiliar na geração de renda nas comunidades nas quais o Banrisul está inserido.

Esse Programa conta com diversas variedades de sementes, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, a serem destinadas para projetos que valorizem a agricultura sustentável. Este ano serão distribuídas 30 variedades de sementes agroecológicas da Bionatur. Serão contempladas 40 famílias de agricultores familiares, 36 de famílias indígenas e 12 famílias do Clube de Mães da Itapeva Sul.

A agrônoma Elisa explica que em virtude da pandemia o Programa não foi realizado em 2020 e que este ano a entrega aos beneficiários será realizada sem festividades, obedecendo ao regramento sanitário de evitar aglomeração. Com a iniciativa, as instituições pretendem fortalecer a produção orgânica e o processo de transição agroecológica dos agricultores familiares, indígenas e Clube de mães e ainda incentivar novos adeptos que já demonstram interesse pelo tema. Não há custo para os beneficiados, Prefeitura e Emater.