Avançam tratativas para a futura implantação de um Campus do IFSul em Torres

Nesta segunda-feira, 28 de junho, foi realizada reunião no Gabinete do prefeito Carlos Souza para dar continuidade às tratativas da a futura implantação de um Campus do IFSul (Instituto Federal Sul-rio-grandense) na cidade. Presentes no encontro, o prefeito Carlos, o Reitor do IFSul Flavio Nunes (por videoconferência), os professores Daniele Gonçalves de Souza e Moisés Beck Souza e a vereadora Carla Daitx.

Conforme a vereadora, no início de maio, ela apresentou ao prefeito, o projeto inicial da abertura de um Campus do IFSul na cidade de Torres e solicitou ao prefeito que oficializasse o pedido via ofício para o IFSul. No final de maio o prefeito Carlos Souza entregou o ofício ao IFSul, que o protocolou de imediato no Ministério da Educação via processo eletrônico. Neste ofício o prefeito coloca como contrapartida da prefeitura um terreno para futura instalação do campus, demonstrando seu total interesse na abertura do campus na cidade.

O IFSul foi oficialmente apresentado pelo Reitor da Instituição através de vídeo conferência, onde este enfatizou a importância da abertura de um campus no município, para contribuir no seu desenvolvimento econômico e social bem como de toda a região. O Reitor reafirmou o interesse do IFSul, apresentou números relevantes de desenvolvimento das cidades onde os institutos federais de educação, ciência e tecnologia estão instalados, bem como conversou sobre o processo de implantação de um campus na região.

Os professores Daniele e Moisés mostraram uma apresentação sobre a infraestrutura necessária e possibilidades de cursos técnicos e de nível superior que um campus do IFSUL poderá ofertar para a comunidade, bem como sobre o número de alunos que o campus poderá atender.

Em resumo: um Campus com inicialmente 40 professores e 20 técnicos administrativos pode atender aproximadamente 1000 alunos, deve contar com cerca de 12 salas de aula; 5 laboratórios de informática; 5 laboratórios especializados, entre outros espaços. Poderá oferecer cursos técnicos gratuitos nas áreas de turismo, edificações e informática, além de cursos de formação profissional como: Agente de turismo, Inglês, Espanhol, Agente de recepção e reservas de hospedagem, Eletricista predial, Eletricista de sistemas de energia renováveis, Mestre de obras. Também poderia ofertar cursos de nível superior de tecnologia e pós-graduação.

O IFSul ainda desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão, com escolas do município e outras entidades sociais, podendo ainda ofertar cursos técnicos visando a complementação profissional na educação de Jovens e Adultos (EJA).

Por fim, os professores apresentaram a possibilidade de, em parceria com a prefeitura e entidades da região, implantar uma Incubadora Tecnológica nas futuras dependências do IFSul.