Avançam tratativas para a futura implantação de um Campus do IFSul em Torres

Nesta segunda-feira, 28 de junho, foi realizada reunião no Gabinete do prefeito Carlos Souza para dar continuidade às tratativas da a futura implantação de um Campus do IFSul (Instituto Federal Sul-rio-grandense) na cidade. Presentes no encontro, o prefeito Carlos, o Reitor do IFSul Flavio Nunes (por videoconferência), os professores Daniele Gonçalves de Souza e Moisés Beck Souza e a vereadora Carla Daitx.

Conforme a vereadora, no início de maio, ela apresentou ao prefeito, o projeto inicial da abertura de um Campus do IFSul na cidade de Torres e solicitou ao prefeito que oficializasse o pedido via ofício para o IFSul. No final de maio o prefeito Carlos Souza entregou o ofício ao IFSul, que o protocolou de imediato no Ministério da Educação via processo eletrônico. Neste ofício o prefeito coloca como contrapartida da prefeitura um terreno para futura instalação do campus, demonstrando seu total interesse na abertura do campus na cidade.

O IFSul foi oficialmente apresentado pelo Reitor da Instituição através de vídeo conferência, onde este enfatizou a importância da abertura de um campus no município, para contribuir no seu desenvolvimento econômico e social bem como de toda a região. O Reitor reafirmou o interesse do IFSul, apresentou números relevantes de desenvolvimento das cidades onde os institutos federais de educação, ciência e tecnologia estão instalados, bem como conversou sobre o processo de implantação de um campus na região.

Os professores Daniele e Moisés mostraram uma apresentação sobre a infraestrutura necessária e possibilidades de cursos técnicos e de nível superior que um campus do IFSUL poderá ofertar para a comunidade, bem como sobre o número de alunos que o campus poderá atender.

Em resumo: um Campus com inicialmente 40 professores e 20 técnicos administrativos pode atender aproximadamente 1000 alunos, deve contar com cerca de 12 salas de aula; 5 laboratórios de informática; 5 laboratórios especializados, entre outros espaços. Poderá oferecer cursos técnicos gratuitos nas áreas de turismo, edificações e informática, além de cursos de formação profissional como: Agente de turismo, Inglês, Espanhol, Agente de recepção e reservas de hospedagem, Eletricista predial, Eletricista de sistemas de energia renováveis, Mestre de obras. Também poderia ofertar cursos de nível superior de tecnologia e pós-graduação.

O IFSul ainda desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão, com escolas do município e outras entidades sociais, podendo ainda ofertar cursos técnicos visando a complementação profissional na educação de Jovens e Adultos (EJA).

Por fim, os professores apresentaram a possibilidade de, em parceria com a prefeitura e entidades da região, implantar uma Incubadora Tecnológica nas futuras dependências do IFSul.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

SERVIÇOS

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Skip to content