Prefeitura de Torres afirma: não aplicou doses vencidas da Oxford AstraZeneca

Diante da polêmica referente a aplicação de doses vencidas da vacina Oxford AstraZeneca, que ocorre em âmbito nacional, a partir de denúncias à imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que nenhuma dose foi aplicada fora do prazo de validade no município de Torres, todas as doses recebidas são utilizadas o mais rápido possível.

A Secretaria comunica que recebeu dois lotes dos indicados na reportagem, primeiro lote recebido foi o 4120z005 em final de janeiro, utilizado na vacinação no dia 29 de janeiro. Já o lote CTMAV520 recebemos dia 29 de março e foi utilizado na vacinação no dia 01 de Abril. A explicação é do responsável pela Vigilância Epidemiológica, Renan Monteiro Emerim.

Um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal aponta que ao menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 a partir de matéria publicada nesta sexta-feira , 2 de julho, pelo jornal “Folha de S. Paulo”. Os dados, indicam que o problema ocorreu com doses de oito lotes da vacina.

Torres não está na lista de Prefeituras citadas. Estas Prefeituras negam o problema e atribuem a uma falha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde disse que todas as doses são enviadas dentro do prazo.

O secretário municipal de Saúde, Cláudio Paranhos, enfatiza que em Torres as doses recebidas não são estocadas. “Recebemos e aplicamos”. Abaixo a relação dos lotes em discussão no país:

4120Z001
Não recebemos

4120Z004
Não recebemos

4120Z005
Recebemos: 25/01 Validade 14/04

CTMAV501
Não recebemos

CTMAV505
Não recebemos

CTMAV506
Não recebemos

CTMAV520
Recebemos: 26/03 Validade: 31/05

4120Z025
não recebemos

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo