Indígenas da Aldeia Nhu-Porã e integrantes do Clube de Mães da Itapeva Sul recebem sementes agroecológicas do Programa Sementes Banrisul

Trinta e seis famílias indígenas, da Aldeia Guarani Nhu –Porã, localizada no Campo Bonito, e 12 famílias do Clube de Mães. da Itapeva Sul já foram contempladas este ano com o Programa Sementes Banrisul. Recentemente, a Emater/Torres e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca fizeram a entrega de 30 variedades de sementes agroecológicas da Bionatur, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, para projetos que valorizam a agricultura sustentável. Em breve também serão contemplados 40 famílias de agricultores familiares com as sementes do Programa.

Os indígenas receberam as sementes na última sexta-feira, dia 2 de julho e as mães da Itapeva sul, no dia 28 de junho. As famílias beneficiárias ficaram satisfeitas pois já estavam no aguardo deste material. Estiveram presentes nestas atividades à agrônoma Elisa Braga Saraiva, da Emater, coordenadora técnica do Programa, o secretário municipal José Vanderlei Brocca e a estagiária da Emater, Rafaela Klassen, do Instituto Federal de Santa Rosa. Com a iniciativa, as entidades parceiras atenderam parte das necessidades, quanto às matérias-primas, visando o fomento da geração de trabalho e renda, para estas populações.

O Programa Sementes Banrisul, sem custo para os beneficiados, Prefeitura e Emater, é uma atuação social da instituição em parceria com a Prefeitura e a Emater/Torres. Criado em 2008, tem por objetivo orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Visa também auxiliar na geração de renda nas comunidades nas quais o Banrisul está inserido. A agrônoma Elisa explica que em virtude da pandemia, o Programa não foi realizado em 2020 e que este ano a entrega aos beneficiários, um total de 88 famílias, está sendo realizada sem festividades, obedecendo ao regramento sanitário de evitar aglomeração.