Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Torres é reconduzido em diretoria nacional

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, foi reconduzido junto a direção nacional da ANAMMA – Associação Nacional de Municipios e Meio Ambiente para o bienio 2022 a 2024. A ANAMMA é uma entidade municipalista criada em 1988, voltada a gestão ambiental municipal. As grandes pautas ambientais do país, que interferem diretamente nos municípios, são tratadas pela associação em discussões com governos, entidades ambientais e grupos internacionais.

Para o secretário municipal, Júlio Agápio, que foi reeleito como vice presidente nacional. “Através da mobilização dos municípios de todo o país, via ANAMMA, algumas conquistas foram extremamente relevantes para a gestão ambiental, como o pagamento da União para os estados e munícipios da TCFA – taxa de controle e fiscalização ambiental, que é um recurso que o Ibama tem que repassar para as cidades e, somente hoje, tem começado a voltar pra gente”, destaca Agápio.

A representação da associação é nacional, com diversos estados compondo. A presidência atualmente está com a cidade de Pilar – AL e a vice com os gaúchos, em Torres.

A ANAMMA é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Os maiores objetivos da associação são, congregar e representar o órgão ambiental do poder executivo dos municípios, harmonizando e veiculando seus interesses em assuntos relacionados com o meio ambiente. Promover o fortalecimento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente – SISMUMAs, no âmbito do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA. Desenvolver a cooperação e o intercâmbio permanente entre os municípios, visando à troca de opiniões técnicas e experiências profissionais. Intensificar a participação dos municípios na definição e execução da política ambiental do país, integrando os Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e o Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama. Cooperar na captação de recursos necessários ao desenvolvimento pelos municípios de projetos atinentes ao meio ambiente. Realizar congressos, encontros, simpósios, seminários, reuniões e cursos para estudo e debate de problemas vinculados aos seus objetivos.