Comemorações da Semana Farroupilha abrem oficialmente neste domingo

As comemorações alusivas à Revolução Farroupilha, em Torres, terão a abertura oficial neste domingo, dia 12, às 18h na Praça XV, com a presença do prefeito Carlos Souza, do secretário da Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues, de autoridades municipais, representantes de entidades tradicionalistas e do público em geral. A chama será recebida pela primeira-dama Susi Souza, em sintonia com o tema deste ano, “Caminhos de Anita”.

A Centelha Crioula sairá do Parque do Balonismo em direção à Praça. Os tradicionalistas sairão do Parque, cerca de 40, acompanhados das prendas. Conduzirão a chama e as bandeiras até a Praça XV , onde a primeira-dama receberá em homenagem às mulheres. Os Festejos Farroupilha 2021 em Torres têm a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

Os Festejos deste ano tem por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroina conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio
Grande do Sul.

Para garantir o merecido reconhecimento à memória da “Heroina de Dois Mundos”, como era conhecida, o Decreto n° 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicado às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.