Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo apresenta revisão do Plano Diretor

O prefeito Carlos Souza recebeu na última quinta-feira, 23 de setembro, no gabinete os membros que compõe o Conselho Municipal do Plano Diretor, para apresentar a revisão do antigo Plano Diretor da cidade de Torres, proposta pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo.

Na oportunidade estiveram presentes os secretários do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, do Turismo, Fernando Nery e do Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges.

O Plano Diretor é datado de 1995 e desde então não teve nenhuma revisão por parte do poder público. A revisão do Plano é uma prioridade da atual gestão e a referida revisão foi feita pela Pasta do Meio Ambiente com empenho da equipe técnica para sua atualização tanto nos aspectos ambientais quanto urbanísticos e coordenação do secretário municipal.

Com a atualização o Plano se faz correções de incompatibilidades e falhas históricas, como a não permissão de instalação de peixarias em Torres. Não havia zona onde peixarias pudessem se instalar na cidade. Outras atualizações são a ampliação de possibilidade de atividades produtivas e criou-se corredores de interesse de fluxo para produtores rurais.

Para o secretário Júlio Agápio, “não é um plano engessado. Tratar a evolução da cidade é algo que pode e deve ser atualizado a qualquer momento. Torres de 2019 é totalmente diferente da Torres de 2021, por exemplo, graças a uma pandemia”.

O plano agora passara por análise do Conselho Municipal do Plano Diretor, que poderá propor novas sugestões e indicações. Em seguida, vai para apreciação da Câmara de Vereadores, onde poderá também ser modificado em algum aspecto pelos legisladores municipais.

Para o prefeito Carlos Souza, a revisão do antigo Plano Diretor marca a história recente de Torres, uma cidade pujante que se nega a estagnar no tempo. “Somos avante e vamos fazer da nossa Torres um local próspero e abundante em oportunidades”, destaca o prefeito.