Em 2022, Nelson Adams será o patrono da 20ª Feira do Livro de Torres

O jornalista e escritor Nelson Adams será o patrono da 20ª Feira do Livro de Torres que ocorrerá entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022. O anúncio foi do prefeito Carlos Souza, acompanhado pelo secretário da Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues durante a live do 1º Encontro on-line de História, Memórias e Poesias realizado nessa última terça-feira, à noite na sede do Museu Histórico de Torres. Também nessa noite, o prefeito comunicou o funcionamento da Biblioteca Digital do município. Ainda no evento, foi lançado o Jogo Virtual – Além das Torres, jogo interativo que conta todas as lendas de Torres, aplicativo criado pela professora Taís Tournier Machado.

Nesta quarta-feira, dia 20, Dia do Poeta , o 1º Encontro on-line de História, Memórias e Poesias continua às 19h, no mesmo local, com o Encontro de Poesias de Torres e intervenção musical com Rossano Duary e Giselle Frufrek. A iniciativa é uma promoção da Secretaria Municipal da Cultura e do Esporte.

Nessa terça, o prefeito mostrou-se satisfeito com as iniciativas positivas do município na área da cultura. Disse estar contente por anunciar como patrono da 20ª Feira do Livro, o nome de Nelson Adams, profissional conceituado em jornalismo, mais recentemente voltado a escrever sobre a história de Torres. O secretário Mauri e a representante da secretária Sílvia Teixeira Pereira, da Educação, diretora Jocélia Espindula, também elogiaram a escolha. Adams foi o anfitrião da 16ª Feira do Livro de Torres.

Adams disse que estava muito contente por ser escolhido como patrono da próxima Feira do Livro. Comentou que embora reconhecesse o trabalho cultural de outros patronos do evento, sempre lastimava a escolha de nomes fora da região. Além de dizer que vai trabalhar pelo sucesso da Feira, aproveitou a oportunidade para elogiar a criação da Biblioteca Digital do município. As edições dos 25 anos do jornal “A Gazeta” de sua propriedade, as edições anuais da Revista do Balonismo e os livros publicados por Adams se encontram na Biblioteca Municipal e em breve deverão estar na Biblioteca Digital.

Ainda na ocasião, foi lançado o Jogo Virtual – Além das Torres, jogo interativo para crianças e jovens contando com todas as lendas de Torres. Este jogo trata-se de um aplicativo criado pela professora Taís Tournier Machado, graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Pós-graduada em Didática e Metodologia no Ensino Superior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, entre outros títulos.
A idealizadora do game sério digital “Além das Torres”, tem o propósito de Regatar Preservar e Disseminar a cultura imaterial das lendas da cidade de Torres: Nesta proposta do “Além das Torres”, traz a experiência no contexto do patrimônio cultural de seis lendas mais tradicionais da cidade de Torres no Rio Grande do Sul. São elas: Lagoa do Violão, o Gnomo da Guarita, As Sereias (ou A Sereia e o Pente), Homem eco, Padre Lamônaco e Os Piratas e o Tesouro nas Furnas.