Secretaria Municipal da Saúde informa que realizará imediata aplicação das vacinas logo que chegarem as doses

Logo que o município de Torres receber as imunizações contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde realizará imediata aplicação. A expectativa do secretário Claudio Paranhos, nesta quarta-feira, 27 de outubro, é de que após o feriadão ocorra o abastecimento.

Esse desabastecimento fez com que a Secretaria Estadual de Saúde autorizasse que pessoas vacinadas com primeira dose de AstraZeneca e que estejam com a segunda em atraso, mais do que oito semanas de intervalo, possam receber a segunda dose com a vacina da Pfizer. Torres está aguardando as doses.

A SES receberá nesta quinta-feira (28/10) lote com 75 mil doses da vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz contra o coronavírus. O envio atende a uma demanda solicitada pelo Estado em ofício ao Ministério da Saúde na segunda-feira (25/10) após alguns municípios terem relatado falta do insumo para aplicação de segundas doses.

No dia 19 de outubro, já havia sido aprovado no Rio Grande do Sul a redução no intervalo entre as duas doses da AstraZeneca, de 12 para oito semanas. Em setembro, o Estado havia recebido 534 mil doses da vacina da Oxford, enquanto em outubro essa quantidade foi de 329 mil até este momento.

A distribuição dos lotes pela SES está prevista para ocorrer na próxima semana. Novo lote com 29.250 doses de Pfizer foi recebido nesta quarta-feira (27/10), que também deverá chegar aos municípios na próxima semana.