Secretaria Municipal de Saúde realiza várias ações no Novembro Azul, confira

Agora é a vez dos homens. Depois da Secretaria Municipal de Saúde realizar ações para o Outubro Rosa, agora os homens vão participar de mais um mês de mutirão para atendimentos com o Novembro Azul. A Secretaria Municipal de Saúde planejou um calendário onde todas as Unidades de Saúde terão ações dedicadas à saúde do homem com importante atividade de prestação de serviço contendo avaliação médica para solicitação de exames diagnósticos e testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite B e C).

A campanha do Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, porque 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O “Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.

Conheça o calendário das Unidades de Saúde:

• ESF Curtume: dias 11 e 25/11 (das 13h30 às 17h);
    • Posto Central: dia 27/11 (das 8h às 17h30);
    • ESF São Jorge: dias 05 e 12/11 a tarde (das 13h30 às 17h30) e 27/11 (das 8h às 17h);
    • ESF São Francisco: dia 27/11 (das 8h às 17h30);
    • ESF Alberto João Miguel: dia 13/11 (das 8h às 17h30);
    • ESF Padre Luiz Benini: dia 20/11 (das 8h às 17h30);
    • ESF São Brás: dia 18/11 (estendido até 19h) e dia 20/11 (das 8h às 17h30);
    • ESF Rio Verde: dia 27/11 (das 8h às 12h).