Em Minas Gerais, prefeito Carlos Souza divulga Torres e o Geoparque Cânions do Sul no 12º Encontro de Consórcios Intermunicipais

O prefeito Carlos Souza está em Governador Valadares, Minas Gerais, participando do 12º Encontro de Consórcios Intermunicipais de Minas, que está ocorrendo nessa quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de novembro. Nesta manhã, o prefeito faz uma palestra abordando o Turismo e o Geoparque Cânions do Sul, oportunidade para divulgar Torres e região.

Em sua participação destacou a importância do fortalecimento do turismo local e regional, salientado que o reconhecimento do Geoparque Cânions do Sul como Geoparque Mundial da Unesco representa incentivo à pesquisa científica, valorização sociocultural, engrandecimento do turismo sustentável e consequente melhoria das condições de vida das comunidades envolvidas.

O evento ocorre na Universidade do Vale do Rio Doce – UNIVALE. Conta com a participação de muitos prefeitos, gestores municipais e representantes do Ministério do Turismo. Além do prefeito Carlos e presidente do Consórcio Geoparque Cânions do Sul, participam deste painel sobre Turismo, Flávio Lipert, prefeito de Três Cachoeiras e presidente do Consórcio de Infraestrutura (CIDIRUR); Schamberlaen José Silvestre, diretor Executivo do CIDIRUR e ex- prefeito de Cambará do Sul; Victor Borges, presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos e Kevin Figueiredo, secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Governador Valadares.

Recentemente, o prefeito Carlos Souza e o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio receberam a comitiva de avaliadores internacionais da Unesco para visita de análise do Geoparque Cânions do Sul. A avaliação iniciou na sexta-feira, 12 de novembro, em Cambará do Sul, percorrendo os municípios do território. A visita de inspeção encerrou em Torres na segunda-feira, 15.

O Geoparque Cânions do Sul é formado por sete municípios, três do Rio Grande do Sul (Cambará do Sul, Mampituba e Torres) e quatro de Santa Catarina (Praia Grande, Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul).