9ª Mostra de Artes encerra-se com grande sucesso

Encerrou-se no dia 26 de novembro, sexta-feira passada, no Teatro da ULBRA, a 9ª Mostra de artes, com brilhante apresentação teatral do Grupo Nômade, de Porto Alegre. A peça “Junho: uma aventura imaginária”, mostrou a história da Família Frank, uma família diferente, que por seu amor pelos livros e pelo conhecimento foi hostilizada pela cidade onde morava. Condenado a viver isolado em seu castelo, Junho, um jovem muito inteligente e curioso, busca respostas que libertem sua família da “maldição dos Frank”, e quanto mais conhece sua história, mais se torna capaz de transformá-la.

O público estimado, ainda restrito pelas questões da pandemia, foi de 250 pessoas, entre crianças e adolescentes dos grupos do SCFV Núcleo e Futsal, grupos de Idosos, funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Aldeia Guarany Nhu-Porã, além de turmas convidadas da Escola Municipal Fundamental Santa Rita. Foi um momento de encantamento e alegria, em que o tema da 9ª Mostra de Artes “Família, Vínculos e Proteção” foi contemplado através das aventuras e desventuras da Família Frank. A peça também abordou a importância dos livros e da leitura, valorizando ainda mais a produção deste ano, o livro com título igual da temática.

A 9ª Mostra de Artes buscou promover o fortalecimento dos vínculos familiares, assim como a reflexão sobre o tema, escolhido a partir da convivência mais próxima das famílias em função da pandemia de COVID-19. Além de toda a alegria, foi de extrema importância poder retomar a tradição de encerramento da Mostra de Artes com um espetáculo teatral contratado, oportunizando o direito de acesso à cultura, assim como mais um momento de encontro e partilha de experiências após a 8ª edição, totalmente virtual.

As expectativas para a 10ª edição são de reencontrar com os municípios vizinhos, que tradicionalmente participam trazendo suas apresentações culturais e, especialmente, de uma grande celebração dessa iniciativa pioneira e transformadora que é a Mostra de Artes!