Torres sedia evento de final de ano da Amlinorte

O prefeito Carlos Souza foi o anfitrião do evento de final de ano da Amlinorte-Associação dos Municípios do Litoral Norte realizado dias 3 e 4 de dezembro, na última sexta e sábado. Nas dependências do Hotel de Rose, na Avenida Beira-Mar, os prefeitos trataram de várias pautas, como o turismo na região e o Geoparque Cânions do Sul. Na oportunidade, os prefeitos realizaram várias homenagens entre si, com destaque para o prefeito Bolão, de Arroio do Sal, em virtude do grave acidente recentemente ocorrido.

Todos os prefeitos prestigiaram o evento que teve Torres como sede. O prefeito de Itati, Flori Werb, e presidente da Amlinorte assim como os demais prefeitos foram recepcionados à noite no hotel pelo prefeito Carlos e a primeira-dama Susi Souza. A programação iniciou na tarde de sexta sendo parte dela livre, oportunidade em que os prefeitos comentaram que a cidade estava muito bem cuidada. Elogiaram também a decoração natalina do centro de Torres.

Diálogo sobre o Turismo no Litoral Norte do RS e divulgação do Geoparque Cânions do Sul foram os temas tratados na manhã de sábado pelo grupo. Prefeito Carlos abordou sobre o processo do Geoparque em busca do reconhecimento como um Geoparque Mundial da UNESCO. O ex-prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre, que atualmente ocupa o cargo de diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Urbana e Rural (CIDIRUR) falou sobre turismo. Destacou aos prefeitos os projetos que estão sendo alavancados através deste consórcio, que reúne seis municípios da região norte do litoral, e que já vem apresentando resultados positivos em divulgação e em recursos capitaneados em Brasília.

Ainda na manhã, apresentação da diretoria do Hospital e Centro Clínico LifePlus Litoral Norte sobre as novas instalações em Xangri-lá;. Encerrando a manhã, os gestores foram contemplados com show stan-up do Guri de Uruguaiana que abrilhantou o encontro. O encerramento da reunião ocorreu após almoço de confraternização entre os 23 prefeitos do Litoral Norte.

Na reunião, o Secretário de Estado de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, esteve presente. Ele passou informações aos prefeitos sobre o Programa Pavimenta, que tem por objetivo realizar as análises técnicas para futuras parcerias entre o Estado e os Municípios para a realização de determinadas obras de infraestrutura, por meio da pavimentação de qualidade. “Seja de pedras irregulares, seja asfáltica, o programa proporciona níveis satisfatórios de segurança, velocidade e economia na circulação e no transporte de mercadorias e pessoas, inclusive no acesso a serviços públicos”, explicou o secretário. O lançamento oficial do Programa Pavimenta ocorrerá nesta terça-feira, dia 7 de dezembro, às 10h, através do canal You Tube do Governo do Estado do RS.