Vigilância Sanitária recomenda cuidados para prevenir doenças transmitidas por alimentos

Com a aproximação das festas de fim de ano e o consequente aumento do consumo de alimentos em bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos afins, a Vigilância Sanitária de Torres alerta a população para os cuidados que devem ser tomados na hora de adquirir e consumir produtos alimentícios fora de casa, levando-se em consideração também o clima normalmente quente, comum ao mês de dezembro e aos primeiros meses de cada ano.

Conforme o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Lasier França, deve-se, nesta época do ano, ter muito cuidado com a alimentação para prevenir as doenças transmitidas por alimentos (DTAs), que são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados.

“Caso a alimentação seja consumida fora de casa neste período do ano, ou de modo geral, no cotidiano, é importante que se observe a organização e a limpeza das instalações dos estabelecimentos, as condições de higiene dos funcionários, a temperatura dos alimentos perecíveis (como leite, queijos, carnes e afins) e também se há presença de moscas ou outras pragas nos ambientes onde as pessoas vão se alimentar”, orienta o diretor.

Cita dados do Ministério da Saúde segundo os quais ocorrem no mundo mais de 250 tipos de doenças transmitidas por alimentos. A maioria delas é manifestada por meio de infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas que encontram nos produtos alimentícios mal acondicionados, manuseados de forma inadequada ou não higienizados. No Brasil, a maioria das DTAs são causadas por bactérias (especialmente pela salmonella, escherichia coli e staphilococcus). Ele acrescenta que há também surtos de doenças transmitidas por vírus, rotavírus ou norovírus e, em menor proporção, por substâncias químicas.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo