Prefeitura vai realizar mutirão gratuito de castração de cães e gatos

Uma histórica demanda da população torrense que gosta de cães e gatos foi atendida pela administração municipal nesta quarta-feira, dia 22 de dezembro. Contrato de prestação de serviço entre o município e o Instituto SOS Bicho Urbano foi assinado pelo prefeito Carlos Souza. Consiste na contratação de serviços veterinários para a realização de procedimentos cirúrgicos como a castração de cães e gatos, machos e fêmeas. Através deste acordo poderão ser castrados 185 animais.

A iniciativa se dirige a pessoas carentes do município. O interessado deverá protocolar sua solicitação no Setor de Atendimento ao Cidadão, localizado no térreo da Prefeitura (Rua José A. Picoral, 79). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo elaborou um cadastro que deverá ser preenchido pelo solicitante. O Instituto é composto por um grupo independente, autossustentável, com sede na Rua Getúlio Vargas, 12 em Passo de Torres.

Pelo acordo, as castrações deverão iniciar em março. O documento foi assinado pela presidente do Instituto, Márcia Lírio e Paula Stumpf, coordenadora da região norte do RS. O acordo inclui ações educativas quanto à guarda responsável, ao bem-estar animal, a saúde pública e a realização de palestras e oficinas educativas nas escolas municipais de ensino fundamental. O valor total do contrato é de R$ 49.753,90. Deste total, R$3.596,40 será para as ações educativas e R$ 46.157,50 para as castrações. O recurso é oriundo do Fundo Municipal do Meio Ambiente com aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Conforme o prefeito Carlos Souza, a iniciativa é de grande importância para a causa animal. Para o secretário municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, o contrato fortalece a sensibilização da relação entre sociedade e animais de estimação. “Também é objetivo buscar maior equilíbrio na população animal, diminuir o índice de abandono e maus-tratos, levar as pessoas a criar consciência sobre a responsabilidade da guarda dos animais, ou seja, a tutela responsável; e incentivar a prática da adoção responsável.