Secretaria Municipal de Educação investe no mobiliário das EMEIS

Considerando-se a importância de buscar meios que contribuam para a melhoria na estrutura oferecida para o desenvolvimento dos bebês e das crianças, a Secretaria Municipal de Educação investe em novos mobiliários inspirados nas principais abordagens educacionais. O mobiliário será distribuído para as nove EMEIS do município.

Entre os itens adquiridos estão o triângulo e as rampas motoras, inspiradas na Abordagem Pikler: O mobiliário Pikler é uma importante referência do trabalho desenvolvido pela médica húngara Emmi Pikler. Ao criar este mobiliário, acreditava que a partir dele poderia melhorar o desenvolvimento motor dos bebês, associando-o a aspectos sociais, afetivos e cognitivos e que não necessitava acelerar o desenvolvimento.

Este recurso possibilita a organização dos espaços de forma adequada ao desenvolvimento dos bebês, pois permite a livre iniciativa de movimentos espontâneos, por considerar que a criança bem pequena é “competente e capaz de perceber os devidos ajustes que precisam para estar nas posições mais adequadas, equilibrados e confortáveis, especialmente devem ser tratados com respeito” em “Afinal o que os bebês fazem no berçário”, p.52, Paulo Fochi.

A aquisição da mesa de luz, triângulo espelhado e painel de pintura, são mobiliários inspirados nas práticas italianas, que acreditam que o espaço e o mobiliário devem ser organizados para promover através das interações, experiências significativas para a aprendizagem das crianças. Segundo a Coordenadora de Educação Infantil, Bárbara Rocha, “para garantir a qualidade dessas aprendizagens é importante pensar na qualidade dos materiais.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Skip to content