Orla Gastronômica do Rio Mampituba será revitalizada: mais uma obra que está transformando Torres para moradores e visitantes

Em breve, a Prefeitura vai realizar outra importante obra de revitalização e recuperação de espaço público. Desta vez, a área contemplada é a Orla Gastronômica do Rio Mampituba. Vai englobar uma área de intervenção de 18.792,00 m². Iniciando no final da Avenida Beira-Mar e finalizando na Avenida Cristóvão Colombo. O prefeito Carlos Souza salienta que o projeto é de extrema importância para a cidade e um marco para os torrenses. O projeto tem como propósito: estimular o uso do espaço público pelo pedestre, proporcionar a mobilidade urbana, recuperar as Margens do Rio Mampituba, revitalizar a Praça Amigos da Praia de Torres, tudo isto com um bonito projeto paisagístico.

A previsão de licitação para a realização da obra é em março. A verba será através de financiamento do Badesul Cidades (Prodetur + Turismo). A duração da execução é de cerca de nove meses. A revitalização da Praça Amigos da Praia de Torres é um dos destaques da iniciativa. A praça recebe novo desenho urbano, se integrando ao passeio público e a ciclovia, com mobiliário urbano, iluminação em LED, playground 100% ecológico e novo projeto paisagístico.

A grande novidade na praça se dá pela instalação da fonte interativa de piso. Ela vai permitir a participação ativa do público podendo esse ter contato direto com a água, se tornando uma brincadeira lúdica. Quando os jatos são desligados o espaço fica livre para apresentações itinerantes. A fonte é coberta com piso antiderrapante com um conjunto de reservatórios por onde saem os jatos de água automatizados e os focos de luz, criando efeitos e movimentos.

No projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Cidadã, visando a priorização do pedestre, áreas de passeios serão ampliadas, sendo que as mesmas serão niveladas com a rua. Com a padronização de pisos e com rota acessível através de sinalização tátil, sem obstáculos, será gerado um ambiente seguro para todos os usuários. A distribuição de mobiliário urbano ao longo do trajeto e novo projeto paisagístico prevê conforto ambiental para permanência no local.

A ciclovia que há na Avenida Beira Mar, terá continuidade nos trechos da revitalização da Orla do Rio Mampituba com aproximadamente 470 metros linear. Ela será em concreto pintado e com sentido de ida e volta. Ao longo da ciclovia e na praça Amigos da Praia de Torres teremos bicicletários distribuídos, para incentivo de que os usuários utilizem a bicicleta para chegar e desfrutar dos espaços da Orla Gastronômica.

Outro importante propósito da revitalização do local, é a contenção da erosão das margens do Rio. Isso se dará com a colocação de pedras de enrocamento e concreto. Além destas melhorias estruturais, as margens irão se tornar local contemplativo, com decks e passeio público com mobiliário urbano.

Com relação a infraestrutura urbana, o projeto engloba as Ruas: Barra do Rio, Kalil Sehbe, Saldanha da Gama e Avenida Cristóvão Colombo. Serão redimensionadas e refeitas a drenagem pluvial através de tubos de PEAD. Alguns postes serão suprimidos e outros relocados para melhor se comportar diante do novo desenho urbano.
As Ruas Barra do Rio, Kalil Sehbe, Saldanha da Gama receberão nova pavimentação com PAVS e terão seu sentido viário alterado. Já a Avenida Cristóvão Colombo contará com recapeamento asfáltico.

O projeto paisagístico conta com arborização ao longo dos trechos, estas se darão por Ipês, rosa e amarelo, e quaresmeiras. As Ruas Kalil Sehbe e Saldanha da Gama também receberão arborização. As esquinas serão humanizadas com floreiras e folhagens e por toda a extensão da orla teremos canteiros e floreiras. Pensando na drenagem urbana, serão feitos jardins de chuva com sistema de escoamento. As árvores existentes de espécie exótica invasoras serão retiradas.

Play Video