Trilhas no Parque da Guarita: Prefeitura oferece quatro roteiros guiados e gratuitos para você conhecer e aprender sobre o Parque

A partir do dia 27 de janeiro, o principal cartão turístico de Torres pode ser bem conhecido por todo morador ou visitante de Torres. No pórtico da entrada do Parque da Guarita, serão abertas as inscrições para o público em geral interessado em aprender sobre o lugar. São quatro opções de trilhas gratuitas e guiadas por profissionais técnicos, como oceanologo, biólogo, turismólogo e outros. Os grupos terão no máximo 15 pessoas. No próximo dia 26 de janeiro, quarta-feira, será realizado o lançamento da iniciativa com uma trilha guiada para convidados, todas entidades da área do meio ambiente, imprensa e agências de turismo.

Ao longo das trilhas serão trabalhados diferentes conteúdos. É uma importante oportunidade de conhecer a história do parque, a biologia e a parte turística. Um dos propósitos da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, é sensibilizar a importância e preservação do Parque. Existem graus de dificuldade, extensão das trilhas e tempo de duração diferentes. A orientação é que as pessoas usem roupas leves, bonés, tênis adequado, tragam água e usem protetor solar. Devem ser observados os protocolos vigente de prevenção à Covid-19.

Para o lançamento da atividade no dia 26, já confirmaram a presença o representante do Geoparque, do Peva, do Revis Ilha dos Lobos, do Praia Limpa, da APA da Lagoa de Itapeva, da Onda Verde, do Conselho Municipal do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do Comitê do Mampituba, da Ulbra, várias agências de viagens e imprensa local.

Todas as trilhas partem do Centro de Atendimento ao Turista- CAT da Guarita. São elas:

Trilha Azul- tratará sobre o Geoparque, Guarita, Torres Sul/Itapeva Inferior e Praia de Fora. É considerado um roteiro fácil, de um quilômetro, com uma hora de duração, Será realizado às segundas, quartas e sextas, às 8h, e aos domingos, às 16h.

Trilha Verde- abordará a Guarita, Vegetação Leste, Vegetação Oeste, Ponto Vista dos Morros e Aves. É também considerada uma trilha fácil, de um quilômetro e meio com cerca de 70 minutos de duração se for a pé e 50 minutos se for de bicicleta. Ocorre aos sábados, às 8h, e terças e quintas, às 16h.

Trilha Laranja-tratará sobre o Geoparque, Torres Sul/Itapeva Inferior, Porto, Lendas, Lagoa dos Suspiros, Ilha dos Lobos e Animais Migratórios, Praia da Cal e Morro do Farol, Dunas, Vegetação Oeste e Aves. O roteiro é considerado moderado, com cerca de dois quilômetros e 200 metros, com duas horas de duração. Acontece terças e domingos, às 8h, e quartas e sextas, às 16h.

Trilha Vermelha- abordará Geoparque, Torres Sul/Itapeva Superior, Torres Sul/Itapeva Inferior, Porto, Lendas, Lagoa dos Suspiros, Ilha dos Lobos e Animais Migratórios, Praia da Cal e Morro do Farol, Dunas, Vegetação. É considerada uma trilha difícil, com dois quilômetros e 600 metros, com a previsão de duração de duas horas e meia. Ocorre nas quintas-feiras, às 8h, e às segundas e sábados, às 16h.