Lançado com sucesso, Roteiro das Trilhas de Educação Ambiental no Parque da Guarita

A Secretaria Municipal de Turismo lançou na manhã desta quarta-feira 26 de janeiro, as Trilhas de Educação Ambiental no Parque Estadual da Guarita José Lutzenberger, novo programa de Torres. As Trilhas oferecem quatro roteiros guiados e gratuitos para você conhecer e aprender sobre o Parque. Nesta manhã, os convidados realizaram a Trilha Vermelha onde tiveram o contato com assuntos in loco relacionados ao Geoparque, Guarita, Torre Sul, Porto, as Lendas da Guarita, Lagoinha dos Suspiros, Ilha dos Lobos e animais migratórios, Praia da Cal, Morro do Farol, Dunas, Vegetação Oeste e Aves.

O lançamento contou com a presença do secretário de Tturismo Fernando Nery, as agências Aguatá Turismo, Rio e Tur, ABC da Web, representante dos Centros de Atendimentos aos Turistas da cidade, representante da entidade SEMA (Parque Estadual de Itapeva), Revis Ilha dos Lobos, Comitê Bacia do Rio Mampituba, representante da APA Lagoa de Itapeva, Ulbra Torres, Secretaria do Meio Ambiente, Ong Onda Verde e Conselho Municipal do Meio Ambiente.

A manhã foi muito produtiva, pela troca de conhecimentos. O trabalho foi guiado pelo oceanógrafo e Guia Mtur Geraldo Medeiros e contou com o auxílio do turismólogo e Guia Mtur Francisco Reis, ambos da Secretaria Municipal de Turismo.

As Trilhas proporcionaram aos participantes outro olhar sobre o Parque da Guarita. Puderam verificar nesta atividade as inúmeras informações históricas, culturais e naturais que é possível trabalhar exclusivamente dentro do Parque e também puderam perceber que a Secretaria de Turismo quer aproximar, de forma gratuita, estas trilhas da comunidade local e visitantes. A intenção é educar, para que todos possam ajudar a preservar de forma sustentável o que é até hoje conhecido internacionalmente como o Cartão Postal de Torres.

As quatro Trilhas já estão com acesso aos interessados, a partir de inscrições antecipadas no Pórtico do Parque da Guarita todos os dias das 7h às 19 horas. Mais informações podem ser obtidas em contato com a Secretaria de Turismo e os CATS, na Praça XV de Novembro e no Parque de Balonismo.