Visite a 9ª Feira Estadual da Agricultura Familiar (Sabor Gaúcho) até a próxima terça

Foi aberta nessa quinta-feira, 24 de fevereiro, a 9ª Feira Estadual da Agricultura Familiar (Sabor Gaúcho). Já no primeiro dia, foi grande o movimento na Feira instalada na Avenida Itapeva junto à sede da Corsan, próximo à Praça XV de Novembro. São 55 agroindústrias de diferentes municípios do Estado trazendo para Torres cerca de 200 itens provenientes da agricultura familiar. Na abertura do evento, o prefeito Carlos Souza agradeceu a participação dos expositores, mostrando-se muito satisfeito do município sediar a atividade que traz o campo para o litoral no período de veraneio. A Feira vai ocorrer até 1º de março, terça-feira, dia, feriado de Carnaval, com os seguintes horários: até 28 de fevereiro, das 14h às 23h, e dia 1º de março, das 9h às 17h.

O evento disponibiliza uma diversidade de produtos, tais como queijos, salames, geleias, biscoitos, doces, sucos naturais, bolos, cucas, pães, vinhos, erva-mate, cuias, cachaça, mel, flores, plantas e artesanato. A Feira é promovida pela FETAG-RS, Prefeitura Municipal de Torres, EMATER, Governo do Estado (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, com o patrocínio do Sicredi.

A solenidade de abertura oficial ocorreu às 17h, quando de uma maneira geral as autoridades presentes destacaram que as agroindústrias precisam deste espaço de comercialização e que esta é a principal alternativa para o desenvolvimento econômico e social do campo, garantindo também a sucessão familiar na propriedade. Serão seis dias para saborear a produção desta Feira, popularmente conhecida como “Sabor Gaúcho”.

Do total dos participantes da Feira, três integram o Programa Municipal de Agroindústria: de Torres. Participam a Orquisel, Orquidário de Torres, artesanato de fibras de palha com a Associação das Mulheres em Ação, da comunidade do Barro Cortado, com artesanato de fibra de bananeira e o Viveiro Renascer com plantas suculentas. Orquisel Orquidário (Torres), Afarve (Rio Verde) e Mulheres em Ação, do Barro Cortado, com artesanato de palha de bananeira.

A abertura da Feira foi muito prestigiada. Estavam presentes diversas autoridades como o vice-prefeito Fabio Amoretti, o chefe de gabinete da Prefeitura, Douglas Martins Rocha; representando a secretária estadual da área, Silvana Covatti, o chefe de gabinete, Erli Teixeira; o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini; a representante da Contag, Sandra Paula Bonetti; o presidente da Fetag, Carlos Joel; o assessor da Fetag, Jocimar Rabaioli; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Torres, Diana Hann, o gerente técnico estadual da Emater, Jaime Eduardo Ries; o secretário municipal do Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, os deputados federais Heitor Schulz e Bohn Gass,, o deputado estadual Elton Weber, o presidente do Sicredi, Caminho das Águas e da Central Sicredi Sul e Sudeste, Celso Trentin; o gerente do Sebrae, Paulo Bruscado, o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Rafael Silveira, assim como os demais secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades e público em geral.