Conselho Municipal do Plano Diretor entrega à Prefeitura aprovação da proposta de revisão do Plano

Na tarde desta terça-feira, 29 de março, o Conselho Municipal do Plano Diretor de Torres realizou a entrega da aprovação da proposta de revisão do Plano Diretor de Torres, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. O Plano vigente data de 1995 e desde então não havia sido atualizado de forma completa. Uma das missões dadas à Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo pelo prefeito Carlos Souza, foi priorizar a elaboração do novo estudo.

Em novembro de 2021, a Secretaria entregou a proposta para o Conselho, que criou comissão técnica e avaliou todo o estudo, culminando com a votação e aprovação na última segunda-feira. Os conselheiros, representantes de diversos segmentos da sociedade, fizeram nestes cinco meses discussões, análises e sugestões de adequações de alguns pontos, que agora serão avaliados pelo Prefeito Municipal. Concluída esta etapa, o novo Plano Diretor de Torres deverá ir para a Câmara de Vereadores para votação, onde deverá passar ainda por audiências públicas chamadas pelo Legislativo.

“Certamente não é um plano perfeito, mas é um plano que traz atualizações importantes para uma cidade em plena evolução, com participação de todas as Secretarias e vários segmentos da cidade. Não é um estudo estático, pelo contrário, com um Conselho altamente profissional, ele poderá e deverá ser revisto e atualizado conforme a cidade desenvolve”, frisou o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio.

“Nós do Conselho do Plano trabalhamos com entusiasmo e senso de responsabilidade nesta última versão de atualização do estudo, com conselheiros que há anos vem dedicando tempo e conhecimento em prol do Município, com pessoas de Torres e que tem orgulho e amor pela mais bela praia gaúcha”, destacou o engenheiro Cassiano Machado, presidente do Conselho. Participaram ainda do ato, o Chefe de Gabinete, Douglas Martin Rocha, a Procuradora-Geral do Município, Pâmela Souza, o diretor de Desenvolvimento Urbano da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Lima e a advogada Juliana de Almeida.