Santa Rita: município adquiriu uma escola, investiu recursos da Educação para a Educação

A Prefeitura está investindo em Educação. Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Torres, projeto de lei, de autoria da Prefeitura, que pedia autorização parlamentar para a administração municipal adquirir a Escola Santa Rita, prédio localizado na Avenida Castelo Branco, colocando como parte do negócio o imóvel onde funciona a Secretaria Municipal de Educação localizado na Avenida José Maia filho, 505, na beira da Lagoa do Violão.

Conforme o prefeito Carlos Souza, o município está adquirindo uma escola, não é uma compra imobiliária, é o investimento dos recursos da educação para a educação.
Os recursos da educação são designados apenas e exclusivamente para a Educação. O espaço conta com 11 salas de aula equipadas, laboratório, auditório, espaço de vídeo, enfim, uma escola completa com espaço aprovado e validado pelo MEC. Explica que o bem imóvel localizado na Av. José Maia Filho esquina com a Rua José Guilherme Raupp é um prédio residencial e comercial, tão logo suas características atuais não atendem a demanda da pasta. Suas características não são aprovadas pelo MEC. O prédio do Santa Rita é uma escola pronta e principalmente equipada.

A edificação da Sociedade Educacional Santa Rita, composta por um total de 1.480,70m², poderá manter várias e diferentes atividades educacionais, possibilitando atender a população com melhores e futuras possibilidades: poderá sediar atividades de contraturno, transformar-se em nova escola, acolher projetos educacionais como o de Primeiros Socorros, entre outros. A existência de um salão de atos centralizará as formações docentes e atividades das escolas que não possuem este espaço. A Secretaria Municipal de Educação tem ainda a necessidade de um local amplo para almoxarifado, para melhor acomodar materiais posteriormente disponibilizados aos 18 Unidades Educacionais.

O Centro Administrativo deverá centralizar todas as operações administrativas da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Educação terá seu espaço no Centro Administrativo. Temporariamente, a Secretaria poderá instalar-se na Escola Santa Rita enquanto o espaço for preparado na sede da Prefeitura. Os valores dos imóveis foram determinados e instruído com o parecer da Comissão de Avaliação Permanente da Prefeitura, através dos critérios de características, construção, conservação, custos para conservação, valor de mercado entre outros.

A Educação no município de Torres vem a cada ano numa crescente acelerada de matrículas. No comparativo 2021 para 2022 aumentamos em mais de 25% o número de matriculados na rede municipal. Tendo em vista os investimentos constantes já feitos na Educação de Torres, tal aquisição se justificativa para dar oportunidade à população de usufruir de diversas possibilidades que serão realizadas no Santa Rita.