Com sucesso, Torres foi palco da disputa do RS SURF PRO nesse final de semana

Este último final de semana, 6, 7 e 8 de maio foi de altas ondas na Prainha, em Torres. Surfistas de todo o país, além de uruguaios e chilenos competiram em diversas categorias, com o destaque para a profissional, vencida pelo catarinense Walley Guimarães, que desbancou o gaúcho e local Gustavo Borges. O evento foi financiado pelo Pró-Esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Esporte. O prefeito Carlos Souza entregou os prêmios aos vencedores.

O evento contou com a participação de 151 atletas, disputando 70 baterias, com um total de 1.288 ondas surfadas. Ainda no final de tarde do sábado, quando o público menos esperava, puderam acompanhar um revoada de balões na Prainha, enquanto o piloto campeão, Murilo Hoffmann, realizou um voo cativo com o balão da ULBRA. O gigante de ar quente encantou quem esteve no local por mais de uma hora.

A etapa válida pelo Circuito Brasileiro de Surf Profissional (ABRASP), também como etapa do Campeonato Gaúcho Profissional e Amador. Nas categorias Amadoras os surfistas foram divididos em faixas etárias com os atletas Júnior (Sub-18); Mirim (Sub-16); Iniciantes (Sub-14); Grommets (Sub-12); Petiz (Sub-10); Feminino (sem limite de idade) e Open (sem limite de idade). A proposta do projeto era que os Amadores pudessem interagir com os Profissionais, fazendo com que as bases trocassem experiências com os mais rodados no cenário nacional e internacional.

Para vencer Walley precisou, além de percorrer uma longa trajetória durante os três dias de competição, somar 14,08 pontos em suas duas melhores ondas. O segundo colocado, Gustavo Borges, conseguiu em suas duas melhores ondas chegar em 11,10 pontos. As ondas no domingo foram muito menores que as da sexta e do sábado, trazendo um elemento ainda mais complicado para os surfistas.

Entre as meninas, a campeã foi Yasmin Dias (RS) foi a melhor colocada com 7,25 pontos. A segunda colocada foi Clara Tasca (RS) com 4,15 pontos, seguida por Kananda Martini (SC) com 3,00 e Carmela Beitune (RS) com 1,20 pontos.

O campeão Grommets foi Michel Demétrio (SC) com 11,25 pontos, seguido por Nicolas Oliveira (SP) com 8,95 pontos, Luca Messenger (SE) com 8,50, e Lucas Velasquez (SC) com 6,60 pontos.

Na categoria Petiz o vencedor foi Luca Messenger (SE) que conseguiu atingir 9,90 pontos. O segundo colocado foi Guilherme Goulart (SC) com 5.50. O terceiro foi Theodoro Mazurek (SC) com 4,00, e o quarto foi o uruguaio Felipe Machado com 3,60 pontos.

O Mirim melhor colocado foi Ryan Martins (SC) com 12,00 pontos. O segundo foi João Victor (RS) com 11,25, seguido pelo também gaúcho Luigi Wengrover (9,35) e pelo catarinense Enrico Malhado (6,25).

O baiano Kayki Araújo deu show e levou a melhor na categoria Júnior ao somar 13,00 pontos em suas duas melhores ondas. O segundo colocado veio do Paraná, Lucas Cainan, para somar 10,85 pontos. O terceiro colocado foi o também baiano Esdras Morais (9,20), enquanto o gaúcho Kaique Garcia conseguiu somar 7,35 e garantiu a quarta colocação.

Ryan Martins de Santa Catarina levou a melhor na categoria Iniciantes com 11,85, seguido por Natan Rosa (SC) com 7,10, Michel Demétrio (SC) com 6,50, e Nicolas Oliveira (RS) com 6,05.

Entre os Adaptados que realizaram uma bateria de apresentação o destaque mais uma vez foi o pequeno Vladimir Almeida, que não se deixou parar diante da dificuldade e mostrou que todos podem surfar. Paulo Ricardo de Souza, que é experiente na modalidade, também participou e foi o grande responsável por reunir os atletas da categoria.

Na categoria Open o primeiro colocado foi o representante de Xangri-lá, Luiz Henrique com 10,25 pontos. O segundo colocado foi o catarinense Luiz Mendes com 9,80 em seu somatório, seguido por Ícaro Martins com 6,75, e por José Luiz Mello também de Xangri-lá.