Secretaria da Educação promove Curso de Boas Práticas na Alimentação Escolar

Nesse último sábado, 7 de maio, a Secretaria Municipal de Educação promoveu um Curso de Boas Práticas na Alimentação Escolar para as merendeiras das escolas de Educação Infantil e Fundamental, ministrado pela palestrante cientista de alimentos, Tamires da Silva Dambros. O evento ocorreu nas dependências da Escola Zona Sul e contou com a participação do secretário Alexandre Porcatt, da diretora administrativa, Fernanda Mattos Líbio, com organização da nutricionista responsável técnica da SME, Patrícia Pugen.

A iniciativa atende a resolução n° 216, de 15 de setembro de 2004 que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. O objetivo do curso é garantir as condições higiênicos sanitários dos alimentos e melhorar cada vez mais a qualidade da alimentação escolar da rede municipal de ensino de Torres. Receberam orientações sobre “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, cerca de 40 merendeiras.

Na ocasião, foi enfatizada a importância das merendeiras, como manipuladores de alimentos para a promoção e garantia da produção de refeições segura para os escolares, desde o recebimento até o consumo, abordando os princípios de higiene pessoal e de alimentos, bem como as doenças que podem ser transmitidas. Ao final, houve a entrega de certificados para os participantes.

Conforme o secretário Porcatt e a nutricionista da Secretaria, os cursos de formação continuada para manipuladores de alimentos são indispensáveis para que as crianças tenham uma alimentação de qualidade nutricional e sanitária, contribuindo para o bem-estar e o rendimento dos estudantes.