Na 20ª Semana Nacional de Museus, Prefeitura promoveu visita ao Cemitério Municipal

A Secretaria Municipal de Administração e Atendimento o Cidadão, através da Coordenadoria de Gestão de Cemitério e Serviços Funerários, numa parceria com a Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, realizou a 1ª Visita Guiada ao Cemitério Municipal Campo Bonito, na manhã do último sábado, dia 21 de maio.

Estiveram presentes pesquisadores da Associação Brasileira de Estudos Cemitériais -Abec, turistas e moradores de Torres interessados em conhecer as simbologias das sepulturas e a história local através do olhar da necróple. Foi apresentado o circuito de visitação elencando fatos históricos, memória local e lendas. O evento foi uma atividade dos 144 anos da cidade de Torres e parte integrante da 20º Semana Nacional de Museus. O tema do Cemitério Campo Bonito: ” Cemitério, um museu a céu aberto, um local para a educação, reflexão e a transformação local.”

Com o tema “O poder dos museus”, a 20ª edição da Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), contou com a participação da Prefeitura de Torres por meio do Cemitério Municipal do Campo Bonito, Museu Histórico de Torres e Chalé Memorial do Surf.

Para comemorar a 20º Semana, a Prefeitura mostrou o Poder dos Museus, promovendo visitação aos locais citados. A grande inovação este ano foi a visitação guiada ao Cemitério do Campo Bonito. A visita foi mediada pela sócia da Associação Brasileira de Estudos Cemitériais e gestora do Camposanto, servidora Maria do Carmo Conforti Rodrigues.