Comissão formada para a Feira do Livro 2022 de Torres

Na tarde desta terça-feira, 24 de maio, formou-se a comissão para a realização da Feira do Livro de 2022. Com o tema “Memórias, Contos e Falas – A Voz de Um Povo”, a Feira será realizada de 18 a 23 de outubro de 2022 e em breve a programação e o local serão divulgados.

O evento é dirigido pela Secretaria de Cultura e do Esporte, através do secretário da Pasta, José Mauri Rodrigues, faz parte da comissão junto com membros da Secretaria de Educação, do Trabalho Indústria e Comércio e da Diretoria de Comunicação do Gabinete do Prefeito.

Recheada de atividades lúdicas, espetáculos e autores dos mais variados temas irão abrilhantar a semana da Feira do Livro e as escolas terão atividades diárias para a educação.

O patrono da 20ª Feira do Livro – Memórias, Contos e Falas – A Voz de Um Povo, será o já conhecido Nelson Adams Filho. Que em 2020, na data de 20 de outubro, em uma Live do 1º Encontro on-line de História, Memórias e Poesias, na sede do Museu Histórico de Torres, promovida pela secretaria de Cultura e do Esporte, o Prefeito Carlos Souza anunciou o nome de Adams como patrono da 20ª Edição da Feira do Livro de Torres.

Adams é natural da capital gaúcha e filho de Torres desde sua infância. Jornalista de formação, foi pioneiro em diversas áreas da comunicação em Torres. Foi responsável pelo primeiro guia de turismo da cidade, escreveu para revistas e trabalhou em rádios locais. Na área pública, foi assessor de comunicação ma Câmara de Vereadores e na Prefeitura Municipal. Além disso, foi correspondente da Cia Jornalística Caldas Júnior e Rede Record para a Rádio Gaúcha, Correio do Povo e Tv Guaíba. Foi editor e proprietário de jornais locais, como Jornal de Torres e Gazeta. Como historiador e pesquisador, editou oito livros sobre a História do Brasil, de Torres e região.

A Feira do Livro é um marco no município de Torres, sob o ponto de vista cultural, literário, educacional, do lazer, do turismo e do comércio, onde as famílias se reúnem para acompanhar as atividades proporcionadas, em especial os lançamentos literários e as apresentações culturais. O trabalho pedagógico desenvolvido previamente com as escolas merece seu destaque, culminando com os encontros literários desenvolvidos pelos escritores adotados. O evento ao longo de sua história precisou renovar e inovar e com isso, todo o ano homenageia uma personagem de destaque por sua dedicação ao desenvolvimento cultural, literário, educacional e histórico para a cidade, sendo nomeado como anfitrião.

O patrono ou patrona, sempre personalidade da literatura gaúcha e nacional é reverenciado pelo seu histórico, por aqui já passaram grandes nomes, entre eles, Rodrigo Munari, Moacyr Scliar, Carlos Urbim, Hermes Bernardi Júnior, Martha Medeiros, Sérgio Napp, Gabriel O Pensador, Fabricio Carpinejar, Tabajara Ruas, Letícia Wierzchowisk, Caio Riter, Marcelo Carneiro da Cunha, Léia Cassol, Dilan Camargo, Cínthia Moscovich entre tantos outros que já passaram pelo palco deste que é maior evento cultural da Mais Bela Praia Gaúcha.