Na Semana Mundial do Meio Ambiente, saiba mais sobre “A Geologia que nos cerca”

“A Geologia que nos cerca” é o título de um dos trabalhos divulgados durante esta Semana Mundial do Meio Ambiente em Torres. Promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, a Semana foi aberta no último domingo, dia 5 de junho, data internacional, tendo como um dos destaques, a Geologia, ciência que estuda a Terra quanto à sua origem, composição, estrutura e evolução. Através do estudo escrito pela geóloga Maiara Rech, da Secretaria, crianças e adultos podem conhecer bem mais sobre esse tema.

Você já se perguntou de onde vem as coisas que utilizamos no nosso dia a dia? O que a geologia tem a ver com isso? Como ela está presente na sua vida? A atividade mineral é fundamental para garantir os itens e produtos necessários para o desenvolvimento humano e social. Dessa maneira, os recursos naturais minerais, sobretudo os não renováveis, têm grande relevância para a humanidade, principalmente com os constantes avanços tecnológicos que geram inúmeras transformações na nossa sociedade.

Apenas nos smartphones, que carregamos conosco em boa parte do tempo, existe uma série de minerais metálicos e não metálicos originados de diversos locais do Brasil e do mundo e derivados de formações rochosas e depósitos minerais completamente diferentes. Das rochas se extrai o níquel, verificado na parte eletrônica e no revestimento dos smartphones; o lítio, que é utilizado na produção das baterias; o ouro, aplicado na placa e no circuito integrado dos celulares; o cobre, o qual atua na condução da eletricidade; o alumínio, essencial para o revestimento do aparelho; além de diversos Elementos Terras Raras, tais como o praseodímio, neodímio, térbio e európio, espalhados no display, no microfone e na saída de áudio do seu telefone.

Nossas casas e eletrodomésticos também são provenientes de materiais obtidos da mineração das rochas e de depósitos minerais: as telhas e os tijolos são fabricados a partir de argilas; o concreto por uma mistura de areia e calcário; os azulejos e pisos são feitos de argila, calcário e feldspato; as tintas são produzidas com talco, caulim e ilmenita; as pias podem ser revestidas por granitos e mármores. Já os eletrodomésticos possuem em sua composição muitos dos elementos encontrados nos smartphones, assim como o minério de ferro e o alumínio, o qual é extraído da bauxita.

Desde sua extração na natureza até sua aplicação no produto final os minérios percorrem um longo percurso, necessitando de processos de beneficiamento adequados para cada tipo de material, além de transporte por diferentes meios até o seu destino final. Todas essas etapas causam uma série de impactos no meio ambiente, muitos deles negativos, como poluição e contaminação de recursos hídricos, a degradação da paisagem, poluição sonora e do ar, processos erosivos e alterações geológicas.

A mineração é imprescindível para a nossa sociedade, porém, os recursos minerais em sua grande maioria não se regeneram na crosta terrestre durante o “tempo humano” e por isso são chamamos de não renováveis. Essas fontes de recursos possuem uma reserva limitada em nosso planeta e o seu uso desenfreado e consumista, ao qual somos estimulados, não se sustentará e poderá levar esses recursos do planeta ao colapso, caso não ocorram mudanças no nosso estilo de vida atual. Cabe a cada um de nós termos consciência sobre nosso consumo, exigirmos formas mais sustentáveis de uso dos nossos recursos naturais e lembrarmos que temos apenas um planeta que mantém nossa sobrevivência e a de todos os organismos vivos que conhecemos: a Terra.

Confira nas imagens abaixo alguns minerais e suas principais aplicações no nosso dia a dia: (imagens retiradas do site do Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Disponível em: http://www.unisinos.br/mhgeo/geologia-das-coisas/. Acesso em: 30 de maio de 2022).

REFERÊNCIAS:

MHGEO UNISINOS. Geologia das Coisas. Disponível em: http://www.unisinos.br/mhgeo/geologia-das-coisas/. Acesso em: 30 de maio de 2022.
CPRM-SGB. A Geologia das Coisas. SGBeduca. Disponível em: https://sgbeduca.cprm.gov.br/jovens_geociencias_geocoisas.html. Acesso em: 30 de maio de 2022.

MUNDO GEOLOGIA. Geologia no Cotidiano. Disponível em: https://www.mundogeologia.com.br/conte%C3%BAdo-did%C3%A1tico/geologia-no-cotidiano. Acesso em: 30 de maio de 2022.

CPRM-SGB. Página do Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/cprm_oficial/. Acesso em: 30 de maio de 2022.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo