Saúde explica prestação de serviço realizada para verificação da qualidade de água no município

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde realiza análise de qualidade da água pra consumo humano no município. Dentre as áreas de atuação da Vigilância em Saúde de Torres, está a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua). Quase 100 amostras já foram coletadas só neste ano até o momento, sendo 13 por mês. O trabalho, que ocorre todos os anos, consiste em um conjunto de ações para garantir que a água consumida esteja dentro do que a legislação permite, para a promoção da saúde e prevenção de doenças que podem ser transmitidas.

“As coletas são realizadas em cavaletes do sistema de abastecimento municipal, da Corsan e nas soluções alternativas individuais e coletivas de abastecimento de água, como poços e nascentes, que não são atendidas pela concessionária, verificando se a água está dentro dos padrões”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França.

Os pontos de coleta são em locais de grande circulação de pessoas, centros comerciais, hospital, creches, universidades, unidades básicas de saúde, entre outros. Além disso, conjuntos habitacionais e residências também são analisadas de acordo com a necessidade. “Lembrando que dentro dos estabelecimentos, a responsabilidade de realizar a limpeza e desinfecção dos reservatórios de água é do proprietário, assim a qualidade não é perdida por esses locais que não estão limpos”, frisou o diretor.

A amostra depois de coletada é analisada no laboratório da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde em Osório. Os resultados são inseridos no Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde. “Em caso de resultado alterado, o motivo precisa ser justificado e alguma ação deve ser tomada para solucionar a situação”, disse Lasier.

Salienta também que no caso do morador do município tiver alguma dúvida sobre a qualidade de água consumida, pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental, através do telefone (51) 36269150 ramal 407 e pelo whatsapp (51) 36261644