Comphac convida para caminhada histórica em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Neste próximo sábado, 20 de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Torres, juntamente com a Prefeitura Municipal de Torres através da Secretaria de Cultura e do Esporte, convida a comunidade em geral para uma interessante caminhada histórica que vai durar cerca de uma hora e meia, percorrendo o Centro Histórico da cidade, nos pontos que melhor guardam a memória da comunidade torrense. A saída vai ocorrer às 10h do Morro do Farol,

O Dia Nacional é comemorado em 17 de agosto, porém, no Rio Grande do Sul, vária ações estão ocorrendo neste fim de semana, dias 20 e 21. Conforme os integrantes do Comphac, a caminhada visa o reconhecimento e valorização das referências culturais, especialmente com ações que busquem refletir sobre os direitos e deveres com relação ao patrimônio. Foram convidados estudantes em geral e profissionais ligados à área, mas a caminhada é aberta a qualquer pessoa interessada.

O roteiro é baseado no conceituado trabalho do grupo de Roteiros Turísticos, Históricos e Culturais Pé na História. Na trilha do tempo, a caminhada começa no Morro do Farol com a participação teatral do faroleiro Eastewaldo, passando pelo marco zero com a pescadora, indo em direção da Igreja São Domingos com o Padre Lomônaco, visita à Casa N1 e ao Eloi Krás Borges, acendedor de lampiões na escadaria. A caminhada segue para a rua debaixo, visitando algumas casas preservadas ou semi, de descendente de açorianos, terminando ao lado do antigo prédio da Prefeitura com a índia Ocarapoti na Lagoa do Violão. Não perca!