Secretaria de Educação promove encontro para aprimorar educação infantil na rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Torres, através da Coordenação de Educação Infantil, em parceria com o Setor de Alimentação Escolar
realizou no dia 22 de agosto, última segunda-feira, encontro muito especial com as equipes diretivas das Escolas de Educação Infantil, professores e monitores das turmas de Berçário I e II e agentes de alimentação da rede municipal. O encontro faz parte do calendário de ações e estratégias apresentadas
pelas coordenadoras da Educação Infantil Bárbara Rocha e Patrícia Boaventura no início do ano letivo.

Este encontro foi dividido em dois momentos, sendo a primeira parte com a convidada Renata Teixeira, Nutricionista Materno Infantil, que trouxe como tema
“Introdução Alimentar” e juntamente com a nutricionista da rede Patrícia Pugen, pontuaram aspectos muito relevantes sobre o assunto em questão e também sobre
o documento “Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas” (incentivando as práticas alimentares saudáveis, avaliando a
merenda escolar e seu impacto).

A segunda parte do encontro foi realizada com a professora da rede convidada, Dircelene Verdum que partilhou suas vivências através da temática “O
soninho dos bebês da escola da Infância”, abordando a pesquisa realizada juntamente com o grupo de professores da EMEI Sadi Pipet de práticas respeitosas
dos momentos de descanso com bebês.

Estes momentos coletivos são essenciais pois possibilitam a escuta compartilhada, trocas de práticas pedagógicas e fundamentação teórica que
sustentam a qualidade para a Educação Infantil. Os temas discutidos na noite foram sugeridos pelo grupo de professores no último encontro formativo. Cuidar e educar são os dois pilares fundamentais que organizam o currículo da Educação Infantil. Qualificar a prática cotidiana, partilhar experiências, buscar novas inspirações são compromissos priorizados pela rede de ensino.

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança com, em seus aspectos físicos, sociais,
emocionais e cognitivos, conforme indica o Art. 29 da LDB 9394/96. O grande desafio para essa etapa de ensino é inserir a criança em um ambiente educacional,
onde as ações coletivas constituem a organização dos tempos e espaços, e assegurar o respeito às necessidades e individualidades de cada criança, considerando-a sujeito histórico e de direitos.

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