Capacitação da Rede Lilás marcou campanha do “Agosto Lilás” em Torres

A campanha do Agosto Lilás foi marcada este ano pelo evento de capacitação dos integrantes da Rede Lilás. No dia 26 de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, promoveu evento de qualificação para os profissionais da rede atendimento às mulheres, no combate contra a violência. A iniciativa ocorreu no Auditório da Ulbra Torres e disponibilizado aos profissionais da área de toda a região e também aos gestores municipais.

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. Com isso, a Secretaria, através do CRM, realizou durante todo mês de agosto, palestras e capacitações pelos Municípios da Comarca de Torres, junto com apoio da Rede Lilás.

O secretário Fábio da Rosa defende que é fundamental a adesão de todos os órgãos ao combate. “Entendemos que é essencial o envolvimento de todos os órgãos de proteção à mulher para conscientizar e sensibilizar toda a sociedade para que esse mal seja banido dos municípios. Nossas mulheres precisam de respeito e nenhuma delas pode ser violentada ou morta”, alertou.

Segundo a coordenadora do Centro, Suzana Machado, a violência contra a mulher ainda é estatisticamente assustadora e preocupa toda a sociedade. “Essa violência atinge mulheres de todas as idades, de diversas classes sociais, raças, níveis educacionais e profissões. Na maioria das vezes, acontece de forma silenciosa e rotineira, dentro de casa, no seio familiar, o que dificulta medidas de proteção sem que haja alguma denúncia”, afirmou.