20ª Feira do Livro de Torres: Conheça mais sobre o patrono e o anfitrião

A 20ª Feira do Livro de Torres será realizada através da Secretaria de Educação com o tema “Memórias, Contos e Falas – A Voz de Um Povo”. Recheada de atividades lúdicas na literatura que instigam a criatividade. A participação de autores com variados temas irá abrilhantar o evento. Um dos principais objetivos da Feira é o fomento cultural de pais e alunos e instigar o gosto pela leitura. A Feira do Livro é um marco no município de Torres, reafirmando a importância da literatura infantojuvenil para a formação da criança e do adolescente.

Famílias se reúnem para acompanhar as atividades proporcionadas, em especial aos lançamentos literários, às sessões de autógrafos e às apresentações culturais. O trabalho pedagógico desenvolvido previamente com as escolas tem destaque, culminando com iniciativa na Feira, como os encontros literários desenvolvidos pelos escritores adotados. É grande a expectativa sobre a Feira, após dois anos de ausência.

A Feira é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e da Comissão Organizadora da Feira do Livro 2022. Todo o ano, o evento homenageia personagens de destaque por sua dedicação ao desenvolvimento cultural, literário, educacional e histórico para a cidade. Este ano são destacadas duas pessoas conhecidas na cidade, o jornalista e historiador Nelson Adams, como patrono, e o biólogo e professor, Benedito Ataguile, o professor Benê, como anfitrião. Conheça um pouco mais sobre os homenageados.

O PATRONO – Nelson Adams

Nascimento em 14 de março de 1950, em Porto Alegre/RS.
Filiação: Nelson Ruben Adams e Yeda La Porta de Albuquerque Adams.
Casado com Evani de Melos Rodrigues. Filhos Ana Paula, Joana e Rafael.
Profissão: Jornalista – diplomado pela Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUC/RS. Registro profissional 4549 – MTAS/RS.
Atualmente Bacharelando em História pela Uninter – Curitiba/Paraná.
Residente e domiciliado em Torres/RS.

Jornalista por 45 anos com atividades em rádios (Difusora/Record, Guaíba, Atlântico Sul FM, Cultural FM); jornais (O Estado do Paraná, Tribuna do Paraná, O Globo, Folha de São Paulo, Correio do Povo, Jornal do Comércio, Gazeta, entre outros); tvs (Guaíba/Record); assessorias de Comunicação (Riocell, Prefeitura de Torres 2000/2001 e 205/2011; Câmara de Torres, Sindilojas Torres); revistas/guias Turismo, agências de propaganda.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Fundador do Centro de Estudos Históricos de Torres e Região; membro e ex-presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Torres. Doze livros sobre História editados, dentre eles a Coleção História Torres – Aspectos, 4 volumes.

Para Nelson Adams, a Feira do Livro de Torres é a manutenção e o resgate da nossa Cultura, da nossa História, Patrimônio e Memórias. O tema dessa edição – Memórias, Contos e Falas. A Voz de Um Povo – torna-a ainda mais importante dentro desse contexto cultural e de sua abrangência. Através de eventos tipo Feira do Livro de Torres mantemos vivas as memórias afetivas desse povo, suas tradições, seus saberes e jeitos de ser, e as repassamos às novas gerações.
Ser Patrono da edição, segundo Adams, depois de ter sido também Anfitrião, é um misto de alegria, felicidade e honra. Ser lembrado e homenageado pela comunidade a qual decidiu, através do coração e das lembranças e afetos, adotar é um reconhecimento que ficará eternamente mais que em minha trajetória de existência física pois transcende o Tempo. O jornalista se diz eternamente grato em poder deixar esse legado de existência que a Feira do Livro de Torres, edição 2022, proporcionará.

O ANFITRIÃO – Benedito Ataguile

Benedito Salvador Ataguile é natural de Jaborandi Estado de São Paulo.
Biólogo e Professor de Biologia da Rede Sagrado de Educação, Escola São Domingos desde 1996, ano que chegou em Torres.
Presidente fundador da Associação Onda Verde – Preservando o Meio Ambiente.
Participa como associado da ACERT Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres e da ECOTORRES Cooperativa de Consumidores de Produtos Orgânicos de Torres.
Realizou projetos de limpeza da Lagoa do Violão com a APAE, por 15 anos. Desenvolve projetos na Pastoral Social da Saúde, com cultivo de hortaliças e plantas medicinais orgânicas para produção de fitoterápicos.
É membro da Coordenação do Projeto Amigos do Guarita, com trabalhos Bio pedagógicos no cultivo de alimentos orgânicos.
Realiza atividades de atendimento no laboratório de Biologia do Sagrado São Domingos, com alunos das Creches e Escolas municipais e Estaduais da região de Torres.

Para o professor Benê, participar como Anfitrião da feira do livro de Torres é uma honra muito grande por representar a nossa cidade e pela oportunidade de conviver com pessoas de diferentes meios e cultura.

Uma atividade como a feira oportuniza trocas de conhecimentos e vivências sobretudo para os estudantes de nossa região que terão a possibilidade de conhecer autores e histórias contadas nas mais diferentes formas. A feira é um estímulo ao mundo do conhecimento e da leitura, agrega valores que comumente não encontramos no nosso dia a dia dentro das Escolas.
Atividade como a feira é um mergulho no mundo do conhecimento e um grande investimento na cultura de todos nós.