Crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visitam Prefeitura

Cerca de 20 crianças usuárias do SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visitaram a Prefeitura na tarde desta segunda-feira, 12 de setembro. Entusiasmados por conhecerem o prédio e o Gabinete do Prefeito, vieram para convidar Carlos Souza a comparecer às atividades da 10ª Mostra de Artes realizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, conceituado evento que reúne municípios da região programado para outubro. O 7º Encontro Regional contará com a integração de seis municípios vizinhos e parceiros: Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Três Cachoeiras, Arroio do Sal, Três Forquilhas e Terra de Areia. Conforme o secretário Fábio da Rosa, o objetivo da visita é oportunizar às crianças e adolescentes conhecerem de perto a estrutura administrativa.

SCFV é uma sigla que significa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. É um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. O Serviço está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O SCFV deve ser desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas, no sentido de complementar o trabalho realizado no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é voltado a quem dele necessitar. Os grupos são organizados conforme faixas etárias. O principal objetivo é desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade. Incentiva a socialização, a convivência comunitária e a promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo. Além dos propósitos gerais, o SCFV tem objetivos específicos para cada ciclo de vida,

O grupo que foi recebido hoje pelo prefeito, participa do SCFV todas às segundas e sextas-feiras, tendo uma turma pela manhã e outra à tarde. Chegaram no SCFV por busca espontânea, busca ativa e encaminhamento de outros serviços e políticas. Em Torres, o Serviço funciona assim desde 2013, tendo no bairro Centenário um núcleo próprio e específico de atendimento. Hoje totaliza 12 grupos de distintas faixas etárias, atendidos em diferentes lugares (salões comunitários, Ginásio do Balonismo…) com um total de 220 usuários semanais. A equipe atual é integrada pela Assistente Social Gabriela, a Educadora Social em Artes, Renata; os Educadores Físicos Ronan e Vinícius e Sabrina, dos Serviços Gerais.