Conselho Municipal de Educação participa do XIII Encontro da UNCME-RS e VI Encontro UNCME da Região Sul

Nessa quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de setembro, integrantes do Conselho Municipal de Educação de Torres, liderados pela presidente do Conselho, Almonita Gedeon, participam do XIII Encontro da UNCME-RS e VI Encontro da UNCME Região Sul. O encontro é realizado no anfiteatro Padre Werner da Unisinos, em São Leopoldo.

A União Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) é uma entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentivar e orientar a criação e o funcionamento destes colegiados, pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

O encontro ocorre anualmente e o tema central deste ano é “O Protagonismo dos CMEs na Região Sul do País”. Participaram da abertura deste evento representantes do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, SEDUC, Presidente Nacional do Fundeb, Unisinos, UNCME Nacional, e Rede Nacional pela Primeira Infância.

No primeiro dia de encontro ocorreu a Conferência de Abertura com Manoel Humberto Gonzaga Lima, presidente da UNCME Nacional e Flávio Arns, senador da República. Durante a tarde aconteceram as palestras de mesas temáticas voltadas ao Impacto da Pandemia no Desenvolvimento das Crianças, com as palestrantes Cida Freire e Solidade Menezes, da Rede Nacional Pela Primeira Infância.

Nesta sexta ocorrem as mesas temáticas voltadas a Recuperação e Recomposição das Aprendizagens no Ensino Fundamental, com a prof. Dra. Eli Teresinha da Unisinos e caminhos para uma Educação de Qualidade com Milton Herrera da UNCME de São Paulo. Durante o evento já foram aprovados o regimento interno da União e realizada a prestação de contas.

Para a presidente do Conselho Municipal de Torres, a participação do colegiado neste encontro marca um importante passo para a Educação torrense, pois o trabalho realizado pela UNCME é mobilizador e comprometido com todos.