Realizado Encontro Formativo de professores municipais do Pré I sobre “O Brincar Heurístico”

No dia 12 de setembro, professores das turmas do Pré I da rede municipal de educação, realizaram um encontro formativo com o tema “Brincar Heurístico” organizado pelas coordenadoras de Educação Infantil, Bárbara Rocha e Patrícia Boaventura.

O encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro momento os professores vivenciaram o “Brincar Heurístico” em uma Oficina de “ilhas brincantes”. Cada ilha foi preparada com materiais diversificados (retalhos, fitas, tintas, elementos da natureza, etc.) e cada profissional participou na ilha de sua preferência.

Oportunizar momentos para as crianças criarem suas próprias brincadeiras através da imaginação e de objetos não estruturados presentes no nosso dia a dia é fundamental e indispensável para o desenvolvimento da criatividade na primeira infância. As crianças brincam com a imaginação, fazendo suas criações, e os profissionais da infância têm o papel de facilitar essa aprendizagem através de vivências e práticas, propondo uma aprendizagem construtiva e lúdica.

A criança deve ser sempre a protagonista da aprendizagem e nesta formação, os professores de Pré I da rede foram os protagonistas, abrilhantando o encontro com uma participação ativa nas “ilhas brincantes”, demonstrando talentos, criatividade e entrega, tornando a proposta muito mais significativa.

No segundo momento o grupo teve a honra de receber, de forma virtual, o Pedagogo e Especialista na Primeira Infância, João Luiz Silva da Rosa, que falou lindamente da criança e o (Brincar Heurístico”, sobre o espaço e o respeito pela exploração lúdica da mesma, entre tantas contribuições acerca do tema. Salientou a importância do Brincar, oportunizando reflexões sobre as arquiteturas da infância (Como a criança brinca? Com quem brinca? De que brinca? Tempo que brinca? O que elas criam?). De acordo com João Silva, o Brincar é o remédio para curar uma pedagogia engessada.

Saiba alguns dos benefícios do brincar heurístico: desenvolve as habilidades cognitivas: conhecimento, relação e compreensão, possibilita o desenvolvimento da motricidade grossa e fina e propicia o desenvolvimento da criatividade através da manipulação dos materiais.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo