Cavalgada e homenagem à tradicionalista encerra programação da Semana Farroupilha em Torres

A Semana Farroupilha em Torres encerrou neste 20 de setembro, Dia do Gaúcho, com uma cavalgada e homenagem ao tradicionalista Ajos Andrade Dutra (In memoriam). Mais de 100 cavaleiros participaram do evento, desfilando pela cidade. O público prestigiou a atividade que iniciou às 9h30min com saída do Parque Odílio Webber Rodrigues, o Parque do Balonismo, em direção à Prainha.

O grupo foi recepcionado pelo secretário municipal de Cultura e Esporte, José Mauri Rodrigues, que destacou a importância da data para a história do gaúcho, cumprimentando o patrão do CTG Porteira Gaúcha, Renan Hugentobler dos Santos, e os representantes Jerônimo Magnus da Rosa, Ricardo Matias Monteiro e Guilherme Oliveira Atila Prudêncio.

Os Festejos Farroupilhas ocorreram entre os dias 13 e 20 de setembro com provas campeiras, artísticas, esportivas, culturais, comidas campeiras, bailantas e muito mais, no evento realizado pelo CTG Porteira Gaúcha, na Vila São João, com apoio da Prefeitura de Torres. A Semana iniciou com a chegada da Chama Crioula na Prefeitura por tradicionalistas do Porteira Gaúcha e também pela abertura da Mostra de Traje Típicos no hall da sede administrativa, propriedade de Joaquim Moncks, tradicionalista, poeta, escritor e ex-deputado constituinte, morador do Passo de Torres.

A Mostra consiste em quadros com fotografias da indumentária gaúcha desde 1730. Os trajes são masculinos e femininos, abordando a roupa dos peões e dos donos de estâncias, ou seja, dos empregados e patrões. A Mostra pode ser visitada até o dia 23, sexta-feira, no horário de expediente da Prefeitura, segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30 e às terças e quintas-feiras, somente das 13h às 17h30.

FOTOS: Jornal Fato em Foco