Na Semana Municipal do Idoso, Prefeitura promove evento sobre processo positivo de envelhecimento

Em comemoração à Semana Municipal do Idoso, a Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa promovem no dia 29 de setembro, próxima quinta-feira, evento com o propósito de contribuir para um positivo processo de envelhecimento. A programação inicia às 13h30h no Salão do Lions Clube Torres localizado na Avenida Riacho, 674. É aberto para os idosos em geral, sem necessidade de inscrição.

O secretário Fábio da Rosa informa que a Semana foi instituída conforme a Lei 3545 de junho de 2001 que fixa a comemoração na última semana do mês de setembro de cada ano. O objetivo é que sejam realizadas ações que reforcem e valorizem as contribuições e os direitos desse grupo social, composto por todas as pessoas com mais de 60 anos. Este é o 2º Encontro da Rede de Proteção à Pessoa Idosa “Proteção do Autocuidado no Processo de Envelhecimento”. promovido pelo município. No ano passado, em 2021, foi realizado o 1º Encontro com “Um movimento de respeito e justiça. O evento é comemorado sempre na última semana de setembro.

Às 13h30min, palestra com Michele Vicente Cardoso, do curso de Enfermagem da Ulbra que vai tratar sobre o autocuidado no processo de envelhecer. Em seguida, às 14h30min, Oficina da Alegria, com Delia Susana Pescio, que vai tratar sobre o poder do riso, do sorriso, da gratidão. Vão cantar, dançar e fazer exercícios para conectar as frequências maiores do Universo, o amor e a alegria, de acordo com a terapeuta vibracional, com extenso currículo.

Às 15h30min, abertura dos estandes que vão oferecer formas de medicina alternativa como a Auriculoterapia ou Auriculopuntura baseada na ideia de que o pavilhão auditivo da orelha, ou aurícula, é um microssistema em que todo o corpo é representado por um mapa (semente nas orelhas). Também a Ventosaterapia, tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Ainda nestas estantes serão oferecidos alguns serviços como o embelezamento de unhas, de cabelereira, maquiagem e serviço de barbeiro.

A Assembleia Geral das Nações Unidas designou 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. A data tem como objetivo sensibilizar para o impacto do envelhecimento da população e para a necessidade de garantir que as pessoas possam envelhecer com dignidade e continuar a participar na sociedade como cidadãos de plenos direitos. No Brasil, a homenagem foi criada em 2003, quando entrou em vigor a Lei 10.741/03, conhecida como o “Estatuto do Idoso”.