Para agilizar agendamento de consultas no Posto Central, Saúde cria novo procedimento

Desde o dia 5 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde adotou novo formato de agendamento para consultas clínicas no Posto Central. O procedimento tem se mostrado mais ágil e eficiente. Para melhor atender os usuários, a Saúde está realizando as marcações de consultas através de acolhimento da enfermagem. O paciente chega no Posto e é atendido pelo enfermeiro que faz a escuta do paciente, avalia o prontuário e realiza o agendamento conforme a prioridade, identificando a disponibilidade de horários.

Neste formato, muitas vezes, o próprio enfermeiro resolve a situação trazida pelo paciente, dando os devidos encaminhamentos. A iniciativa faz com que somente os casos necessários sejam agendados, otimizando assim os horários médicos disponíveis. A Prefeitura destaca que o profissional enfermeiro está habilitado para fazer consultas, sendo respaldado pela lei do exercício de enfermagem nº 7.498/86 que dispõe sobre a regulamentação do exercício em território brasileiro para enfermeiros, parteiras, técnicos e auxiliares de enfermagem.

O Posto Central e EACS realizam a assistência para os bairros Centro, Praia da Cal, Getúlio Vargas, Predial, STAN, Igra Norte, Igra Sul e Salinas. Foi definida a logística de acolhimento em turnos separados para esta população. Os bairros Centro e Praia da Cal serão acolhidos pela enfermeira do Posto Central às segundas, terças e quartas, pela manhã e tarde, e às quintas e sextas pela manhã. Os demais bairros serão atendidos pela enfermeira do EACS, que fica no mesmo local, porém, às quintas e sextas, no período da tarde. De uma maneira geral, o agendamento deve ser presencial, mas se o paciente estiver acamado, a busca pela consulta clínica pode ser realizada por um familiar.