Junto ao Trade Turístico de Torres, Sebrae apresenta trabalho sobre “Destinos Turísticos Inteligentes” na Prefeitura

Na tarde desta quinta-feira, 29 de outubro, foi apresentado na Prefeitura uma importante novidade para o fortalecimento do turismo em Torres. Foram detalhados os passos e etapas da metodologia de Diagnóstico para identificar o grau de Maturidade do destino como um “Destino Turístico Inteligente”. A iniciativa do Sebrae, em âmbito nacional, contemplou dez municípios gaúchos, sendo Torres o único do Litoral Norte.
Torres se destaca pela tecnologia utilizada em seu site que oferece, além de todas as informações e notícias, o VIVA TORRES (viva.torres.rs.gov.br), a plataforma de divulgação turística do município, com atrativos, passeios, hospedagem, restaurantes e um mapa interativo com os principais pontos da cidade.

O prefeito Carlos Souza considerou o projeto de grande relevância para o município, agradecendo aos técnicos do Sebrae pelo trabalho desenvolvido junto a Prefeitura.

A consultora contratada pelo Sebrae, Scheila Rigotti, com experiência na área há mais de 25 anos, salientou que foi em virtude do enorme potencial turístico de Torres, tanto na área urbana como rural, é que a cidade saiu contemplada para receber esta metodologia inovadora que se chama Sistema de Avaliação e Desenvolvimentos Turísticos Inteligentes, desenvolvido e subsidiado 100% pelo Sebrae Nacional e realizado pelo Sebrae/RS.

Fazendo parte do Geoparque Mundial da Unesco Caminho dos Cânions do Sul, Torres se destaca por sua organização e estrutura turística e só terá a ganhar com esta metodologia que possui um software próprio com um “Painel de Indicadores” que permite diagnosticar o estágio do desenvolvimento do município e, com base neste diagnóstico, elaborar um plano de ações para transformá-los em destinos turísticos inteligentes.

São propósitos também, deste projeto, incluir o município no mundo digital de promoção e comercialização do turismo; tornar o município mais competitivo no mercado globalizado; ampliar as receitas do turismo, propiciando maior geração de renda e de empregos para a população local; incentivar o empreendedorismo no município; melhorar a qualidade de vida da população local; contribuir para a preservação do patrimônio cultural e natural do município e propiciar, aos turistas, vivenciar experiências inovadoras.

Caminhar na direção de Destinos Turísticos Inteligentes, dentro dos eixos de Inovação, Tecnologia, Governança, Acessibilidade, Sustentabilidade econômica, ambiental e sociocultural só trará impactos positivos para o município, como destacou a Turismóloga Luciane de Carvalho Pereira, ao abrir os trabalhos. Participaram do encontro, representantes do trade turístico, o presidente do Conselho Municipal do Turismo, Ataualpa Lumertz; representantes de entidades como a Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, empreendedoras do Turismo Rural Raízes de Torres, secretários municipais, Turismólogos e demais servidores da Pasta do Turismo.