Prefeitura vai apresentar diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana de Torres no dia 31 de outubro

A Prefeitura de Torres convida a população em geral para conhecer o diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana de Torres. No dia 31 de outubro, segunda-feira, será realizada a apresentação do diagnóstico do Plano de Mobilidade Humano Sustentável, no auditório da Ulbra, às 19h. Na oportunidade, será exposto por técnico da empresa contratada, especializada na área, o resultado de um estudo de quase um ano com o propósito de oferecer condições de mobilidades para todos, como parte integrante do processo de planejamento do Município. O prefeito Carlos Souza convida a todos para participar.

A partir de processo licitatório, a Prefeitura contratou a empresa Vinicius Ribeiro, Arquitetura, Planejamento e Mobilidade Urbana Ltda, para elaborar o Plano. O trabalho consiste em cinco etapas: Plano de Trabalho, Pré-Diagnóstico, Diagnóstico, Prognóstico e Formulação do Plano de Mobilidade. A previsão é de que somente em meados de abril, seja entregue o produto final. É necessário que o Plano tenha a aprovação da Câmara Municipal de Vereadores para se tornar lei.

Conforme consta no Plano de Mobilidade Humana Sustentável, a iniciativa tem a oportunidade de contribuir para o equilíbrio entre as potencialidades e as deficiências reconhecidas em diferentes setores do município. O Plano é o instrumento que garante o direito de ir e vir dos diversos modais de transporte, aliando a sustentabilidade e o crescimento econômico e social. Tem também a função de indicar as soluções para impactos sociais, ambientais e econômicos causados pela priorização do transporte individual, visando melhorar as condições de saúde e qualidade de vida das pessoas. O Plano busca tornar os espaços mais democráticos, com soluções para a coletividade em geral.

Vários inventários foram elaborados pelos técnicos da empresa e muitas pesquisas de comportamento na circulação foram realizadas com participação, inclusive, das equipes da Diretoria de trânsito e dos servidores da Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã. Entre os inventários levantados estão: Sistema de Circulação para pedestres, com informações sobre as calçadas, entre outras; inventário o Sistema de circulação para bicicletas, trazendo dados sobre as ciclovias, inventário do Sistema de circulação para transporte coletivo; inventário do Sistema de circulação para transporte coletivo, com informações sobre os pontos de ônibus, por exemplo; inventário do Sistema de circulação de carga; o Sistema de controle do Tráfego e o inventário de estacionamento.