Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul participa do 1º Seminário Nacional Araucárias em Redes de Educação Ambiental

O Geoparque Mundial da UNESC Caminhos dos Cânions do Sul participou do 1º Seminário Nacional Araucárias em Redes de Educação Ambiental, realizado no município de São Francisco de Paula – RS, através da elaboração e aplicação de um minicurso sobre GEOTURISMO: A importância da Conservação ambiental. Com mais de 30 inscritos, a oficina presencial tratou de temas importantes como, trabalho em rede, empresas de turismo receptivo parceiras, universidades e entidades parceiras, turismo científico e outros tipos de turismo ligados ao Geoturismo, estrutura da cadeia produtiva do Geoturismo dentro do território, entre outros.

A atividade prática do minicurso foi desenvolver propostas de ações, estratégias e ideias inovadoras para o desenvolvimento do Geoturismo e dos georroteiros com relação às 8 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) que estão vinculadas ao Geoparque Mundial sendo:

ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 5 – igualdade de gênero; ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico; ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12 – consumo e produção sustentáveis; ODS 13 – ação contra a mudança global do clima e ODS 17 – parcerias e meios de implementação. Foi muito discutido o tema educação e conservação ambiental através da conscientização das comunidades envolvidas e ordenamento do Geoturismo.

O resultado do minicurso foi um documento com uma relação de sugestões para ações e estratégias que serão analisadas pela Equipe técnica do Geoparque. Estavam presentes as Professoras Cristiane Mattos, Vanessa Espindula da Rosa, responsáveis pelo Eixo Educação, o Sr Gislael Floriano, diretor executivo do Geoparque e a Professora Turismóloga Luciane de Carvalho Pereira.

O evento de pesquisa e extensão foi organizado pela Universidade Estadual do Rio grande do Sul – UERGS, através do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) e a Rede Araucárias que surgiu de um projeto coletivo de desenvolvimento de práticas educativas que tenham impacto pessoal, profissional, e na sociedade de uma maneira geral.

A equipe técnica ficou lisonjeada pelo convite e agradece a possibilidade de fazer parte deste evento de projeção Nacional e pela oportunidade de divulgar as ações já consolidadas com relação ao Geoturismo e Educação ambiental dentro do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul.