Eleita diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Comdim

Nessa última segunda-feira, 21 de novembro, em reunião extraordinária, ocorreu a eleição para definir a Comissão Executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM. Com chapa única, foi deliberado a seguinte composição: presidente Helvia Sanae Mano, vice-presidente Vania Gislene Schmitz, secretária-geral Sâmera Elias Gil e secretária adjunta Fernanda Raupp Mesquita.

A nova Comissão Executiva informou que a forma de trabalho será regida com transparência, sempre dentro da legalidade e moralidade, com o espírito de equipe, com o intuito de propor e apoiar ações visando à eliminação das discriminações e violências que atingem as mulheres.

O prefeito Carlos Souza destacou a importância desta eleição, dando início a revitalização do Comdim. Comentou que os Conselhos Municipais colaboram com a gestão em geral. Ressaltou a significância de mulheres de diversas faixas etárias e segmentos sociais estarem unidas no combate a violência, auxiliando no cumprimento e fiscalização das medidas protetivas e proporciona mais segurança às mulheres vítimas de violência doméstica. O órgão é importante para estabelecer diálogo e parceria entre poder público e sociedade civil, para que se avance cada vez mais nas políticas públicas para as mulheres.

Dentro das propostas de ações, a presidente destacou que a prevenção através de informações e oportunizar capacitações através de oficinas, é possível mudar o quadro atual de mulheres dependentes financeiramente e psicologicamente de seus agressores. O desafio é grande, mas todas as conselheiras possuem o mesmo objetivo e estão munidas de muito comprometimento, afirma Hélvia.

As reuniões ordinárias ocorrerão mensalmente nas primeiras segundas-feiras de cada mês, das 9h às 10hs, atualmente, na sede do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau. A composição atual do Conselho foi nomeada através da Portaria 1134 de 7 de novembro de 2022.

REPRESENTAÇÕES GOVERNAMENTAIS:
Diretoria Municipal da Mulher:
Titular: Vania Gisleine Schmitz
Suplente: Jorgina Cardoso Ribeiro

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos:
Titular: Hélvia Sanae Mano
Suplente: Débora Tollens Cauduro

Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Belise Camargo Migotto
Suplente: Andrea Silveira de Mello

Secretaria Municipal da Fazenda:
Titular: Fernanda Raupp Mesquita