Vigilância Ambiental alerta sobre cuidados com animais peçonhentos

Com a chegada do verão, o clima fica mais propício à infestação de animais peçonhentos. A atenção com a proliferação de mosquitos, aranhas, serpentes e escorpiões deve ser redobrada. Por esse motivo, a Vigilância Ambiental faz um alerta à população com o objetivo de evitar acidentes e a multiplicação dos insetos transmissores de doenças.

Segundo s diretor de Vigilância em Saúde, Lasier França, o clima quente e úmido da cidade no fim da primavera e início do verão, é mais propenso a este tipo de infestação nas casas. Para evitar esse tipo de problema, tanto dentro de casa, quanto em quintais e demais áreas ao ar livre, é necessário adotar alguns cuidados básicos como manter a limpeza e a higiene, por exemplo.

“Para evitar acidentes desta natureza, é necessário manter sempre a casa bem limpa, não deixar acumular entulhos, que são materiais que fornecem abrigo e alimentação, lixo ou água nas redondezas da moradia e usar sempre proteção ao limpar os locais. Além disso, sempre verifique os calçados antes de colocá-los e procure fechar buracos em assoalhos ou em tetos, impedindo a entrada desses animais em casa”, explica o diretor.

Também como medida de prevenção, roupas, sofás e camas devem ser verificados antes do uso, para evitar que acidentes ocorram e, ao pressionar sem querer, o animal acabe picando. Em caso de acidente com os insetos ou animais peçonhentos, a recomendação é procurar ajuda nos locais apropriados ou atendimento médico (Pronto atendimento/Unidades Básicas de Saúde), para que não haja risco de infecção e outros problemas maiores de saúde.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo