Prefeitura alerta sobre cuidados com as tartarugas na Lagoa do Violão

A Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, faz um alerta sobre os cuidados com os cágados na Lagoa do Violão, popularmente tratados como tartarugas. Basicamente são duas grandes preocupações: o atropelamento entorno da Lagoa, quando saem para desovar, e o oferecimento de alimentos inadequados, que são prejudiciais a estes animais.

Para que as tartarugas tenham a vida mais segura e saudável, são necessárias algumas medidas a fim de evitar que aconteçam situações trágicas como os atropelamentos. e que não prejudiquem a sua qualidade de vida, por exemplo, com a alimentação inadequada, itens prejudiciais que podem induzir à morte precoce.

As tartarugas fêmeas ao longo de quase todo o ano utilizam as vias de entorno da Lagoa do Violão, em busca de locais para desovarem, e, assim, correm o risco de sofrerem com o atropelamento devido à alta velocidade dos motoristas. ao trafegar no local, por isso, para evitarmos acidentes devemos reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

Existem três espécies de tartarugas na Lagoa do Violão? Elas são chamadas de cágados. São elas: tartaruga Tigre d’água (Trachemys Dorbigni), tartaruga de orelha vermelha (Trachemys Scripta Elegans) e o cágado de Barbela (Phrynops Hilarii).

Conforme os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, a interação dos animais com o local em que vivem é importante para a manutenção de um meio ambiente sadio. Alimentar a fauna da Lagoa, por exemplo, faz com que esses animais deixem de se comportar como silvestres. “Torne-se mais um defensor da natureza, apoie essas medidas e ajude a conservar o meio ambiente, eles dependem de nós”, enfatizam os técnicos.

Créditos das fotos:
Tigre d´água – Natália Rodrigues de Oliveira