Projeto Natal 2022 encanta os alunos da rede municipal de Torres

A Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou o Projeto Natal 2022 nos dias 05, 12,14 e 15 de dezembro, trazendo as performances teatrais “Natal da Família Gentil” para os alunos do ensino fundamental e a Caravana de Natal para as crianças da educação infantil, produzidos pelo grupo de teatro Luz & Cena.

A Cia já se apresentou em mais de 200 cidades do Rio Grande do Sul e também em outros estados do Brasil, envolvendo uma equipe de 18 profissionais. Visando um bom acolhimento das escolas, foi organizado pela Secretaria de Educação um cronograma onde todos os turnos de aula foram contemplados.

O espetáculo “O Natal da Família Gentil”, propõe uma abordagem lúdica sobre o período do ano, que coloca em cena uma visão bastante atual e realista do Natal, sem perder o encanto e a magia que a data envolve. O teatro estabelece uma metáfora entre a ficção do teatro e a realidade do dia-a-dia de uma família de artistas, que apresenta conflitos, desentendimentos, sonhos e realidades, assim como todas as famílias no mundo. É uma história sensível e emocionante, que mistura bonecos, teatro e música, deixando os espectadores de olhos brilhantes.

Já, a caravana de Natal, oportunizada para a educação infantil, contou com duas vans de sonorização, customizadas e iluminadas com a temática natalina e um trenó onde atores interpretaram duendes, fadas e o tão esperado Papai Noel. A caravana passou pelas principais ruas de Torres, sendo recepcionada pelas crianças nas escolas. A construção do repertório cultural através do teatro e da música permite aos estudantes da rede de ensino ampliarem suas experiências artísticas, vivenciarem momentos lúdicos e assim, se tornarem seres humanos mais sensíveis e críticos, processos fundamentais para a aprendizagem escolar e a qualidade educativa, entende a equipe pedagógica da pasta.

Este momento ficará na memória de toda a comunidade escolar, a proposta integra o programa Eu sou + Educação, no eixo de atuação Educar para todos os futuros. Para o secretário Alexandre Porcatt é a forma que temos de nos comunicar com os educandos e profissionais da Educação, compartilhando os sentimentos de gratidão pelo ano letivo que se finda e também de celebrar as conquistas para o próximo ano.