Prefeitura assina contrato de prestação de serviço de coleta seletiva

Na manhã desta quarta-feira, 08 de março, o prefeito Carlos Souza recebeu em seu gabinete os representantes da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores Coopersal, que será responsável pela coleta seletiva de resíduos recicláveis no Município.

Na oportunidade os representantes da empresa foram recebidos pelo prefeito Carlos Souza; a Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Fernanda Brocca; e o Chefe de Gabinete, Douglas Martins Rocha.

O prefeito Carlos Souza agradece de maneira especial os vereadores de Torres que entenderam a importância da outorga de uso da área RECIVIDA pela cooperativa e diz que é um marco para a cidade uma coleta dessa natureza e que Torres passa a contar com uma coleta que beneficiará a todos. O início da coleta se dará após fechamento das rotas e estruturação do local.

A contratação da cooperativa consistirá na prestação de serviços de coleta seletiva modelo porta a porta, beneficiando toda população, além de triagem de resíduos seletivos, operacionalização e beneficiamento de resíduos da construção civil, assim como compostagem a partir de resíduos de poda e madeira. Quanto a coleta no modelo porta a porta, será para aqueles resíduos seletivos devidamente dispostos em local e embalagens apropriadas, nos mesmos moldes da coleta convencional de lixo. Após realizada a coleta, será feita a triagem dos resíduos coletados para posterior tratamento.

O vulto contratual dos serviços da Cooperativa para o Município, terá além do manejo dos resíduos seletivos, assim como o aproveitamento e beneficiamento de resíduos da construção civil (caliça, restos de obra), bem como, moagem de madeira e poda de galhos, para a criação de leiras para compostagem, o que transforma a matéria orgânica em adubo natural que pode ser usado em diversas situações, além de que contribui para uma redução no aquecimento global.

A cooperativa irá se instalar na RECIVIDA, com uso dos equipamentos e bens móveis do local. Não está compreendido na coleta porta a porta a coleta de resíduos de construção civil (RCC), madeira, poda, resíduos industriais, saúde e hospitalar. Somente será gerenciada pela Cooperativa dentro da unidade RECIVIDA os resíduos seletivos, RCC, madeira e poda, pela operacionalização da limpeza urbana do Município.

Os particulares que optarem por destinar resíduos para a Cooperativa, poderão fazê-lo por meio de pagamento direto à Cooperativa com valor a ser fixado para recebimento destes materiais. A Cooperativa desenvolverá uma correta destinação de resíduos, assim como seu aproveitamento, beneficiamento, dentro das particularidades de cada resíduo, o que contribuirá para um meio ambiente ecologicamente equilibrado e para o Município.