Os debates realizados na 9ª Conferência Municipal de Saúde tiveram abrangência municipal, estadual e nacional

Na tarde desta quarta-feira, 22 de março, aconteceu a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Torres que teve como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, onde as diretrizes, propostas e moções de âmbito estadual e nacional, foram encaminhadas para a 9ª Conferência Estadual de Saúde.

Os temas que entraram em discussão na Conferência foram “O Brasil que temos”, “O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

A Conferência tem como objetivo debater, formular e avaliar políticas públicas referentes a temas específicos, visando diálogo e à cooperação institucional entre o poder público e a sociedade, garantindo a participação e o controle social na elaboração e gestão das políticas públicas no município.

“É importante lembrar a população que é nas conferências que as mesmas podem expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades”, ressaltou a secretária de Saúde e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Suzana Machado.

Estiveram presentes no encontro a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sandra Maria Mello dos Santos, a vice-presidente, Suzana Machado, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Torres, vereador Igor Beretta, o coordenador geral, Sílvio Severo dos Passos, o secretário geral, Henrique Borba Bittencourt e o relator geral, Belimar da Silva Guimarães. Ainda a presença de secretários municipais, vereadores, representantes de bairros e comunidade em geral.