Estão abertos os pedidos para aquisição das sementes de milho e sorgo referentes ao Programa Troca-Troca em Torres

O Programa Estadual, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural – SEDR, busca fomentar o cultivo de milho no Estado por meio da disponibilização de sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos e/ou silagem para agricultores familiares.

São beneficiados produtores rurais com posse ou propriedade de até quatro módulos fiscais, enquadrados como agricultores familiares de acordo com a Lei Federal nº 11. 326, de 24 de julho de 2006, e pecuaristas familiares de acordo com os requisitos da Lei estadual nº 13.515, de 13 de setembro de 2010.

Os agricultores interessados em adquirir as sementes, para safra e safrinha 2023/2024, devem ir até a Secretaria para formalizarem os pedidos até os dias:

– Para a etapa Safra: De 22 de maio até 02 de junho de 2023;
– Para a etapa Safrinha: De 05 de junho até 12 de junho de 2023.

É necessário que o agricultor apresente o bloco de produtor rural, comprovando movimentação. O agricultor poderá solicitar até 6 sacas de sementes de milho e/ou sorgo tanto na etapa da Safra quanto na etapa Safrinha.

Estarão à disposição dos agricultores 8 cultivares de sorgo híbrido convencional (grupo 1), 12 cultivares de milho híbrido convencional (grupo 2), 3 cultivares de milho híbrido transgênico RR/ RR2/ TG (grupo 3), 21 cultivares de milho híbrido transgênico tecnologia mínima de resistência herbicida e tolerância a lagarta (grupo 4) e 5 cultivares de milho híbrido transgênico tecnologia mínima de resistência herbicida e tolerância a lagarta e TSI – tratamento industrial de semente para controle de sugadores e mastigadores (grupo 5). Ao todo, nove empresas fornecerão um total de 49 cultivares de sementes, para que cada produtor possa escolher aquela com as características técnicas mais adequadas ao seu sistema de produção.

Os valores das sementes de milho e sorgo e época de pagamento (valores já aplicados o desconto do subsídio de 28% do Estado) segue abaixo.

Para mais informações, procure a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, no telefone (51) 3626-9150 ramal 255 ou pelo e-mail [email protected] ou no Escritório Municipal da EMATER.